Oferta curta é que fez o preço da carne bovina subir, aponta Scot Consultoria

Publicado em 21/08/2017 09:18

Os abates de bovinos diminuíram, falta matéria-prima e as indústrias têm pulado dias de abate.

Isso ajusta o mercado à demanda, que começou a segunda metade do mês em retração, e mantém os preços em alta. Foi a terceira semana seguida com valorizações da carne bovina no atacado, embora o ritmo de alta tenha diminuído.

Na primeira e segunda semanas de agosto as altas foram de 1,4% e 1,6%, respectivamente. Os últimos sete dias vieram com valorização de 0,5%.

Está claro que a alta no preço da arroba vem, primeiro, da redução na oferta de matéria-prima. Este mês, até agora, a arroba do boi em São Paulo subiu 7,0%. A carne vendida pelos frigoríficos teve valorização de 3,5% e ficou praticamente estável no varejo neste período. Ou seja, mesmo diante de um estoque mais enxuto, os repasses foram parciais.

Este cenário fez as margens das indústrias diminuírem. A diferença entre a receita da indústria que faz a desossa e o preço pago pela matéria-prima, que era de 40,0% há pouco mais de um mês, agora está em 29,0%. Embora ainda esteja quase dez pontos percentuais acima da média histórica, desde que atingiu o pico, diminuiu os mesmos dez pontos percentuais.

Ou seja, as vendas aparentemente não decolaram como a alta nos preços poderia sugerir e este será o fator que irá modular as valorizações no mercado do boi gordo no segundo semestre do ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Scot Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário