Carne de frango: somente cortes superam embarques de 2016

Publicado em 13/09/2017 12:22

Individualizadas as exportações brasileiras de carne de frango sob o ângulo dos quatro principais itens exportados – frango inteiro, cortes de frango, industrializados de frango e carne de frango salgada – constata-se que apenas os cortes de frango vêm tendo embarques superiores aos do ano passado.

O setor completou os oito primeiros meses de 2017 enfrentando uma redução de volume de 2,66% em relação ao mesmo período de 2016. Isso corresponde a, aproximadamente, uma queda de 78,2 mil toneladas, na qual o frango inteiro teve maior participação (73,7 mil toneladas a menos, frente à redução de 21,2 mil toneladas da carne salgada e de 8,2 mil toneladas dos industrializados). Quer dizer: o tombo teria sido maior não fosse o aumento de quase 25 mil toneladas nos cortes de frango.

Analisada, agora, a evolução de preços, constata-se que três desses quatro itens continuam alcançando valor médio superior ao dos mesmos oito meses de 2016 (ainda que, no momento – e sob os efeitos da Operação Carne Fraca – tais preços apresentem estabilidade ou retrocesso). Neste caso, a exceção recai sobre a carne salgada, cerca de 3% mais barata.

Mesmo assim, só os cortes de frango apresentam, novamente, evolução positiva também na receita cambial. Das mais significativas, pois o incremento está próximo dos 17%, o que possibilitou neutralizar a perda de receita dos outros três itens e garante, por ora, um aumento de 6,13% na receita cambial da carne de frango.

 

>> Leia notícia na íntegra em Avisite.

Tags:

Por: Giovanni Lorenzon
Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior