ABIEC vai ao Irã em missão para ampliar exportações de carne bovina

Publicado em 13/09/2017 14:58
Quinto colocados em ranking de importadores, iranianos vêm aumentando volume importado a cada ano; comitiva brasileira contou com autoridades do governo federal

Com o objetivo de reforçar as relações comerciais entre Brasil e Irã, ampliando oportunidades de exportação da carne bovina brasileira e atraindo investimentos iranianos para a pecuária nacional, a ABIEC (Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne) integrou comitiva oficial e participou de evento realizado em Teerã na noite desta terça-feira, 12 de setembro.

A ação reuniu mais de 250 pessoas, entre elas autoridades governamentais dos dois países, como o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki; o embaixador do Brasil no Irã, Rodrigo de Azeredo Santos; e o vice-ministro da Indústria, Minas e Comércio e presidente da Organização de Promoção do Comércio do Irã, Mojtaba Khosrowtaj. Também estiveram no evento investidores estrangeiros e produtores brasileiros. A ABIEC aproveitou a oportunidade para oferecer um churrasco, no qual os convidados puderam degustar cortes especiais de carne bovina do Brasil.

A programação da comitiva brasileira no Irã ainda contou com uma rodada de negócios com a participação de representantes brasileiros do setor agropecuário, que apresentaram seus portfólios de produtos e projetos para a captação de investimentos a potenciais compradores e investidores iranianos.

Exportações para o Irã

Quinto colocado no ranking das exportações de carne bovina brasileira (no quesito faturamento), o Irã importou mais de US$ 305 milhões entre janeiro e agosto deste ano.

Desde 1998, quando foram iniciadas as exportações de carne bovina brasileira para o país, o Irã aumentou consideravelmente o volume importado, saindo de 5.234 toneladas naquele ano para as atuais 75.242 importadas entre janeiro e agosto de 2017.

A expectativa da ABIEC é que o total exportado para os iranianos neste ano seja em torno de 112 mil toneladas, o que representa um aumento de 17% em volume e 22% em faturamento, na comparação com o total exportado em 2016.

Tags:

Fonte: Asscom ABIEC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso