Ministro diz que Brasil está perto de retomar envio de carne in natura aos EUA

Publicado em 12/12/2017 16:50

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil está "muito próximo" de retomar as exportações de carne bovina in natura para os Estados Unidos, o que deve ocorrer no início do próximo ano, disse nesta terça-feira o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Ele disse ter falado com representantes dos EUA para que sejam "claros" se haveria "problemas políticos" que atrapalhariam essa retomada.

"Obviamente, eles não aceitaram essa argumentação. Nós vamos continuar a mandar carne para lá e, por razões técnicas, estamos muito próximos de resolver essas questões também", declarou Blairo a jornalistas.

"Todos os quesitos que foram pedidos pelos órgãos fitosssanitário dos Estados Unidos, nós conseguimos resolver e estamos prontos para mandar as plantas para lá. Já reabilitamos as plantas para a carne processada, agora queremos voltar a carne fresca", afirmou.

Os EUA decidiram suspender as compras de carne do Brasil em junho, menos de um ano após abrir o mercado ao país.

Autoridades dos EUA disseram que inspeções de carregamentos que chegavam ao país revelaram problemas na carne como abscessos e tecidos proibidos.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Uruguai diz que decisão sobre Marfrig e Minerva não foi tomada, ao comentar notícia sobre bloqueio
Santa Catarina alcança em abril o melhor desempenho do ano na exportação de carnes
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos e suínos cresce enquanto o de frangos cai no 4º trimestre de 2023
Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil