Deputados de SP tornam lei a Segunda sem Carne no Estado

Publicado em 28/12/2017 14:09

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta semana, em sessão extraordinária, um projeto de lei que institui a chamada Segunda sem Carne no Estado. O texto, que vai à sanção do governador Geraldo Alckmin, proíbe o fornecimento de carne às segundas-feiras em bares, restaurantes, escolas públicas e estabelecimentos que forneçam alimentação em órgãos públicos. Esses locais devem deixar visível um cardápio alternativo. Quem não cumprir está sujeito a multa, que pode dobrar em caso de reincidência.

O texto é do deputado Feliciano Filho, do PSC, conhecido pelo ativismo em defesa dos direitos dos animais. Na justificativa, ele diz que o objetivo é chamar a atenção para os efeitos do consumo de carne sobre o meio ambiente e a biodiversidade, além de sua relação com a ocorrência de doenças do coração, câncer e diabetes.

“O reino vegetal é plenamente capaz de suprir as necessidades de uma população. Isso porque uma alimentação sem ingredientes de origem animal é ética, saudável e sustentável. Não se pode esquecer que, assim como nós, os demais animais querem ser livres e ter uma vida normal junto a membros da sua espécie”, argumenta o parlamentar.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abrafrigo: Exportações de carne bovina no início de 2026 mantêm ritmo de crescimento do ano anterior
Abate de bovinos, suínos e frangos cresce no 4° trimestre, aponta IBGE
Produção brasileira de carne bovina cai no 4º tri na comparação trimestral, diz IBGE
Brasil discute cotas por empresa para exportação de carne bovina à China
MT lidera exportações de carne bovina e responde por 23% das vendas do Brasil ao exterior
Brazilian Beef chega à Gulfood 2026 com 31 empresas associadas