ABPA diz que 163 unidades frigoríficas retomam atividade; vê normalização em 60 dias

Publicado em 01/06/2018 18:11 e atualizado em 02/06/2018 01:10

SÃO PAULO (Reuters) - A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse que 163 unidades frigoríficas em todo o Brasil retomaram atividades até esta sexta-feira, após uma suspensão de abates e processamento devido à greve dos caminhoneiros nos últimos dias.

Em nota, a entidade que representa produtores disse que todas unidades produtoras e processadoras da avicultura e da suinocultura deverão restabelecer atividades e que a situação deverá recuperar o padrão normal em 60 dias.

"A retomada acontecerá de forma gradativa... os pontos onde ocorreram falta grave de ração estão sendo supridos. Até a próxima semana, os níveis de abastecimento de alimentos nas granjas deverão voltar à normalidade", adicionou a associação.

A estimativa inicial da ABPA é de mais de 3 bilhões de reais em perdas para o setor, devido à comercialização prejudicada no mercado interno, animais mortos, custos logísticos e perdas de contratos de exportação, entre outros.

No auge da crise de desabastecimento gerada pela greve dos caminhoneiros, o setor enfrentou morte de milhões de aves e até mesmo canibalismo entre animais devido à falta de ração.

A ABPA afirmou ainda que haverá falta de produtos de aves, suínos e ovos nos supermercados e outros pontos de venda "até que a produção e a distribuição sejam completamente restauradas".

A associação disse no início da semana que a greve já havia impedido a exportação de 120 mil toneladas de carnes de frango e suína desde o início dos protestos de caminhoneiros e que o número de aves mortas já chegava então a 70 milhões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário