Ações de produtores de porcos da China sobem apesar de surto de peste suína

Publicado em 01/03/2019 17:07 e atualizado em 02/03/2019 06:08

(Reuters) - As ações dos principais produtores de porcos da China avançaram a níveis recordes, apesar de um dos piores surtos de peste suína em anos, conforme investidores apostam no aperto da oferta de carnes suína e em um forte apoio governamental aos maiores produtores.

A China está enfrentando o surto de avanço mais rápido no mundo da peste suína africana, uma doença incurável em porcos que foi confirmada em 28 províncias e regiões do país.

Ações do setor de pecuária inicialmente caíram nos primeiros surtos da doença em agosto e setembro, mas avançaram desde novembro, mesmo com a continuação dos surtos e os cortes nos transportes das províncias infectadas, o que afetou preços e prejudicou lucros da maioria dos produtores.

Ações da Muyuan Foods, segunda maior produtora, dobraram nos últimos seis meses. Quarta maior produtora, a Jiangxi Zhengbang Technology avançou mais de 200 por cento, enquanto a Tech-bank Food tem alta de 143 por cento.

Mesmo que as companhias listadas ainda representem uma proporção modesta da produção anual de 700 milhões de porcos da China, elas estão crescendo rapidamente com a promoção de técnicas agrícolas modernas por Pequim. A Muyuan produziu 11 milhões de porcos no ano passado.

Os ganhos nos preços das ações acontecem mesmo em meio a previsões de queda nos lucros do ano passado para a maior parte das empresas.

Analistas dizem que os preços de porcos vivos chegaram ao fundo do poço e podem subir dos atuais 12 iuanes por quilo para até 20 iuanes no segundo semestre, com a queda na oferta e fazendeiros encontrando dificuldades para recompor estoques.

"Os preços podem subir muito, e muito rápido", disse o analista da Cofco Futures, Xiong Kuan, que espera uma queda de 20 por cento na oferta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário