China promete combater fraude envolvendo porcos em meio a epidemia de febre suína

Publicado em 12/07/2019 10:24

PEQUIM (Reuters) - Gangues criminosas na China estão fingindo surtos de febre suína africana em fazendas livres da doença e forçando os agricultores a venderem seus porcos saudáveis a preços mais baixos, disse o Ministério da Agricultura nesta sexta-feira.

Criminosos estão se aproveitando de uma doença altamente contagiosa que se espalhou por grande parte do país e interrompeu o maior mercado de carne suína do mundo.

A fraude envolve o posicionamento de porcos mortos em fazendas e a disseminação de rumores de que essas fazendas estão infectadas com a peste suína africana, que é frequentemente fatal para porcos, mas inofensiva para humanos.

As gangues pressionam os fazendeiros a vender seus porcos a preços mais baixos, violando os direitos dos agricultores e afetando a produção normal de suínos, informou o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais em um comunicado.

O ministério não deu mais detalhes, mas exigiu que todos que testemunharem tais atividades alertem as autoridades.

"Todas as localidades devem estar vigilantes e se proteger ativamente contra isso", afirmou.

Até metade dos porcos reprodutores da China morreram de peste suína africana ou foram abatidos devido à disseminação da doença, o dobro do oficialmente reconhecido, informou a Reuters no mês passado.

(Por Tom Daly)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior