Governo tenta abrir mercado japonês para carnes bovina e suína

Publicado em 26/08/2019 14:07

A ministra Tereza Cristina afirmou nesta segunda-feira (26) que está buscando abrir o mercado japonês para carnes bovina e suína. Tereza afirmou que a proposta  foi de abrir o mercado para um bloco com quatro estados brasileiros, sendo eles Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Rondônia. 

Segundo dados do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento, o Japão é o quarto maior importador de produtos agrícolas do mundo. E o Brasil é o principal fornecedor de alguns deles, como carne de frango in natura, café verde, etanol e suco de laranja. Em 2018, os produtos brasileiros foram responsáveis por apenas 3,2% das importações agrícolas do mercado japonês.

“O Brasil é comprovadamente uma terra de oportunidades e um destino confiável para o capital estrangeiro. Gostaria de destacar o potencial de investimentos em infraestrutura e logística em nosso país e, em especial, no escoamento da produção agrícola”, afirmou Tereza em uma coletiva oficial após o encontro com o ministro japonês em um evento em São Paulo. 

Tereza Cristina destacou ainda que o agro brasileiro atende às exigências dos compradores globais. A ministra citou a eficiência do sistema de defesa sanitária agropecuária e o fato de 66% da vegetação nativa serem preservados no território nacional.

Durante a coletiva, a ministra também afirmou que o Brasil busca abrir mercado para outros produtos como o abacate. Mas afirmou que a liberação ainda depende de uma série de fatores e que as negociações continuarão nos próximos meses. 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior