Brasil deve obter mais aprovações para exportar carne à China, diz ministra

Publicado em 24/10/2019 13:45

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil está confiante de que autoridades chinesas irão conceder autorizações para mais exportadores brasileiros de carne antes que o presidente do país asiático, Xi Jinping, visite o Brasil no próximo mês, de acordo com um vídeo publicado no Twitter pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta quinta-feira.

Ao final de sua segunda viagem à China, Tereza disse também que houve discussões com autoridades chinesas a respeito de açúcar, algodão e etanol do Brasil.

"Temos mais habilitações (de frigoríficos), que devem acontecer nesse intervalo de dias, entre a visita do presidente (Jair) Bolsonaro e a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil", disse ela.

Em setembro, a China concedeu licenças de exportação a 25 plantas de frigoríficos do Brasil, permitindo que a crescente indústria de proteínas do país possa abastecer mais pessoas na nação asiática, onde um surto de peste suína africana prejudicou a oferta local.

"Hoje o mercado de carne está em ebulição aqui. A necessidade é muito grande, então aqueles frigoríficos que estão preparados, que estão dentro dos protocolos para exportar para a China, todos terão oportunidade, tamanha é a necessidade e a vontade de importar carne do Brasil", afirmou a ministra.

(Por Ana Mano)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior