Pauta cambial: carne de frango deve ceder 6º lugar à carne bovina

Publicado em 04/12/2019 09:02

A menos que a SECEX/ME revise seus números (a diferença é de apenas 0,1%), a carne de frango continua, por ora, como o sexto principal produto da pauta cambial brasileira, mantendo a mesma posição ocupada há um ano, no fechamento dos 11 primeiros meses de 2018.

Mas, está claro, essa posição é efêmera. Pois o incremento anual experimentado pela carne de frango (+7,38%) corresponde a menos da metade do registrado pela carne bovina (+15,42%). Dessa forma, independentemente da manutenção desses índices, a carne de frango deve completar o corrente exercício caindo para a sétima posição.

A esta altura do ano, as duas carnes detêm a mesma participação na pauta cambial, respondendo, cada uma, por 2,79% da receita brasileira com as exportações. Mas enquanto a participação da carne de frango registra expansão de, aproximadamente, 15%, a da carne bovina sobe mais de 23% em comparação ao acumulado nos mesmos 11 meses do ano passado.

Porém, em termos de participação das carnes, a que mais chama a atenção é a da carne suína. Pois, embora colocada na 12ª posição entre os produtos básicos, sua receita aumentou 33%, resultado que elevou a participação do produto em 42,29%. Entre os básicos, esse índice só é superado pelo milho, cuja participação na pauta aumentou, até aqui, 115%.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior