China anuncia plano para restaurar produção de suínos em 2021

Publicado em 07/12/2019 19:38
Plano de ação de três anos

Beijing, 6 dez (Xinhua) -- A China lançou um plano de ação de três anos para restaurar a produção de porcos, em uma tentativa de estabilizar o fornecimento da carne mais consumida no país.

Serão tomadas medidas para garantir que o rebanho suíno do país se recupere até o final deste ano, disse o Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais em um comunicado, acrescentando que a capacidade de produção de porcos deve ser restaurada para os níveis normais em 2021.

O plano especifica 18 tarefas-chave, incluindo a implementação de subsídios para fazendas de procriação em grande escala e o aumento de apoio fiscal, financeiro e de terras para impulsionar a produção de porcos.

Em três anos, o país acrescentará 120 fazendas-piloto de suínos com operações padronizadas, que podem servir como exemplos para promover a padronização do setor, de acordo com o plano.

O país também revisará a lista de áreas que restringem a produção de porcos, retirando as restrições irracionais, segundo o comunicado.

O plano também especifica medidas de controle de doenças e tratamento de resíduos animais, bem como os meios de equilibrar o fornecimento de porcos entre todas as regiões.

Afetados pela peste suína africana e fatores cíclicos, os preços da carne suína têm subido este ano, com a oferta aquém da demanda.

Nas últimas semanas, a tendência diminuiu depois que o país elaborou medidas múltiplas para estabilizar a produção de porcos.

De 25 a 29 de novembro, o índice de preços médios da carne suína em 16 regiões de nível provincial monitoradas pelo ministério caiu 3,5% na base semanal, a terceira semana consecutiva em que o índice recuou desde o início de novembro.

Preços da carne suína continuam diminuindo na China

Beijing, 3 dez (Xinhua) -- O boom nos preços da carne suína na China continuou a ser amenizado na semana passada, à medida que o país tem implementado várias medidas para estabilizar a produção de porcos.

De 25 a 29 de novembro, o índice de preços médios da carne suína em 16 regiões provinciais monitoradas pelo Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais ficou em 40,95 yuans (US$ 5,8) por quilo, diminuição de 3,5% em termos semanais.

Essa é a terceira semana consecutiva em que o valor diminui desde o início de novembro.

A queda ocorre ao passo que o governo chinês vem tomado medidas multifacetadas para intensificar a oferta, incluindo aumentar subsídios para restaurar a produção suína, liberar reservas de porco congeladas e expandir as importações.

O ministério pediu aos departamentos relacionados que enfatizem a restauração da produção de porcos e tomem várias medidas para garantir o abastecimento e estabilizar os preços da carne suína nos próximos feriados do Ano Novo e da Festa da Primavera.

O valor da carne suína, uma carne básica na China, subiu nos últimos meses, principalmente por causa da peste suína africana e por fatores cíclicos.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do país, principal indicador da inflação, subiu anualmente 3,8% em novembro, impulsionado principalmente pelo aumento do preço da carne suína, que subiu 101,3% em termos anuais em outubro, contribuindo com cerca de dois terços do crescimento do IPC.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Xinhua (agencia estatal chinesa)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário