Desempenho exportador das carnes na primeira quinzena de dezembro

Publicado em 17/12/2019 08:39

Como geralmente acontece no mesmo período, as exportações de carne de frango da segunda semana de dezembro (8 a 14, cinco dias úteis) sofreram redução em relação à semana inicial do mês. Desta vez, porém, a diluição apresentou índices palatáveis. Tanto que – considerados os últimos 13 meses – a receita cambial dos 10 primeiros dias úteis do mês ficou aquém, apenas, da registrada em novembro passado. E por diferença mínima: 4%.

Isso, note-se, pela média diária. Porque, se considerado que dezembro corrente tem um dia útil a mais que os dois meses mencionados, o resultado negativo sofre inversão.

Mas o desempenho alvissareiro do corrente mês é mais bem visualizado ao se projetar o embarcado nesses 10 primeiros dias úteis para os 21 dias úteis de dezembro. Então, tem-se o seguinte panorama:

- Carne suína: embarques próximos de 65 mil toneladas, resultado que irá significar aumentos de 12% e 35% sobre, respectivamente, o mês anterior e o mesmo mês de 2018;

- Carne de frango: perto de 370 mil toneladas que, se alcançadas, significarão aumento mensal e anual de 19,5% e 13%;

- Carne bovina: volume não muito distante das 133 mil toneladas – cerca de 5% a mais que em dezembro de 2019, mas queda próxima de 15% em relação a novembro passado, mês em que o total de carne in natura exportada ultrapassou as 155 mil toneladas, segundo maior volume da história do setor.

O período de Festas deve ocasionar desaceleração do ritmo atual. Ainda assim, o atual andamento sinaliza um dos melhores Natais para a exportação de carnes. A conferir.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior