China tenta atrair pequenos produtores de volta aos porcos em meio a escassez de carne

Publicado em 17/12/2019 15:51

LOGO REUTERS

A China está ampliando seus esforços para encorajar a retomada da produção de porcos por agricultores de pequeno porte, disse nesta terça-feira uma autoridade do Ministério da Agricultura local, em meio à crescente pressão pelo aumento da oferta de carne no país após um surto de peste suína africana que dizimou o rebanho nacional.

A criação de porcos da China está cerca de 40% menor do que há um ano, de acordo com o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, depois que a mortal doença, detectada inicialmente em meados de 2018, espalhou-se por todo o país.

Diversos criadores de larga escala estão se expandindo rapidamente para reabastecer a produção, mas muitos dos milhões de pequenos agricultores da China têm receio de reabastecer suas fazendas devido aos atuais riscos representados pela doença e à falta de capital.

A China --maior produtora e consumidora de carne suína do mundo-- ainda depende fortemente das pequenas criações, com quase 50% de sua oferta da proteína saindo de fazendas que produzem menos de 500 porcos ao ano, disse a repórteres Wang Xu, autoridade do Departamento de Pecuária e Veterinária do ministério.

"Acelerar a recuperação da produção em criações de pequeno e médio portes impacta diretamente a possibilidade de atingirmos dentro do planejado a meta de garantir a oferta e estabilizar a produção em todo o país", disse ele.

Wang reiterou planos já anunciados pelo governo para aumentar o apoio aos pequenos produtores, o que inclui o estabelecimento de acordos entre grandes produtores corporativos e governos locais para ajudar agricultores de menor escala em sua produção.

Pequim também está pedindo que os grandes agricultores forneçam assistência técnica e financeira aos menores em sistemas de biossegurança, acrescentou Wang.

"Se você (pequeno produtor) se junta aos produtores de larga escala, você resolve o seu problema e também o dos grandes produtores", disse ele à Reuters.

"Vamos deixar os grandes ajudarem os pequenos, revigorando os grandes empreendimentos sem relaxar o controle sobre os pequenos."

(Por Hallie Gu e Dominique Patton)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário