China retira veto a algumas importações de carne do Japão em meio a oferta escassa

Publicado em 23/12/2019 12:31

PEQUIM (Reuters) - A China retirou um veto à importação de carne desossada de bovinos do Japão com menos de 30 meses, informou a Administração Geral das Alfândegas em comunicado, encerrando uma restrição de quase duas décadas sobre essas importações de carne bovina do país.

A decisão vem em momento em que a China enfrenta uma grave escassez de carne devido a um surto de peste suína africana que tem dizimado o enorme rebanho suíno do país, elevando os preços da carne suína a níveis recordes.

No aviso, de 19 de dezembro, a alfândega e o Ministério da Agricultura disseram ter decidido suspender a proibição sobre algumas carnes japonesas após a realização de avaliações de risco, ressaltando que decisões referentes a exigências de inspeções e quarentena serão tomadas em separado.

A China proibiu as importações de carne bovina do Japão desde um surto de doença da vaca louca em 2001.

Em um comunicado à parte, também datado de 19 de dezembro, o governo disse que a China também permitirá algumas importações de carne suína do Japão.

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Toshimitsu Motegi, disse em novembro que os dois países assinaram um acordo bilateral de saúde e quarentena animal, um passo fundamental para a retomada das exportações japonesas de carne bovina à China.

A decisão da China será bem recebida pelo governo do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, que tem olhado para produtos agrícolas como meio de impulsionar crescimento econômico no país.

(Por Yilei Sun, Yingzhi Yang, Hallie Gu e Shivani Singh)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior