China retira veto a algumas importações de carne do Japão em meio a oferta escassa

Publicado em 23/12/2019 12:31

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - A China retirou um veto à importação de carne desossada de bovinos do Japão com menos de 30 meses, informou a Administração Geral das Alfândegas em comunicado, encerrando uma restrição de quase duas décadas sobre essas importações de carne bovina do país.

A decisão vem em momento em que a China enfrenta uma grave escassez de carne devido a um surto de peste suína africana que tem dizimado o enorme rebanho suíno do país, elevando os preços da carne suína a níveis recordes.

No aviso, de 19 de dezembro, a alfândega e o Ministério da Agricultura disseram ter decidido suspender a proibição sobre algumas carnes japonesas após a realização de avaliações de risco, ressaltando que decisões referentes a exigências de inspeções e quarentena serão tomadas em separado.

A China proibiu as importações de carne bovina do Japão desde um surto de doença da vaca louca em 2001.

Em um comunicado à parte, também datado de 19 de dezembro, o governo disse que a China também permitirá algumas importações de carne suína do Japão.

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Toshimitsu Motegi, disse em novembro que os dois países assinaram um acordo bilateral de saúde e quarentena animal, um passo fundamental para a retomada das exportações japonesas de carne bovina à China.

A decisão da China será bem recebida pelo governo do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, que tem olhado para produtos agrícolas como meio de impulsionar crescimento econômico no país.

(Por Yilei Sun, Yingzhi Yang, Hallie Gu e Shivani Singh)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário