China libera 17 mil toneladas de carne suína das reservas centrais, diz Xinhua

Publicado em 14/03/2020 07:04

Beijing, 14 mar (Xinhua) -- A China liberou na sexta-feira 17 mil toneladas de carne suína de suas reservas centrais, em um esforço para aumentar o fornecimento e estabilizar as expectativas do mercado, segundo o Ministério do Comércio.

Para garantir o fornecimento de mercado, a China fez diversas rodadas de liberações de carne suína a partir de janeiro, com 20 mil toneladas entrando no mercado em 5 de março. A pasta divulgou que mais reservas de carne de porco congelada serão postas no mercado futura e oportunamente.

De 2 a 6 de março, o índice do preço médio da carne suína em 16 regiões de nível provincial da China monitorado pelo Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais ficou em 48,53 yuans (US$ 7) por quilo, uma queda de 0,4% em termos semanais.

O recuo do preço ocorreu quando o governo chinês tomou múltiplas medidas para promover o fornecimento, incluindo aumentar os subsídios para restaurar a produção, liberar as reservas de carne congelada e expandir as importações.

Província chinesa de Hubei relata apenas quatro novos casos de coronavírus

Wuhan, 14 mar (Xinhua) -- A Província de Hubei, no centro da China, relatou nesta sexta-feira quatro novos casos confirmados da doença do novo coronavírus (COVID-19), todos em Wuhan, capital provincial e epicentro do surto epidêmico, anunciou neste sábado a comissão provincial de saúde.

Na sexta-feira, a província relatou 13 mortes.

O último relatório elevou o número total dos casos confirmados em Hubei para 67.790.

Até sexta-feira, a Província de Hubei não registrou novos casos da COVID-19 por nove dias consecutivos em suas 16 cidades e sub-regiões fora de Wuhan.

A província também teve 1.390 pacientes liberados dos hospitais após recuperação no mesmo dia, elevando o número total de pacientes curados para 52.943.

Entre os 10.485 pacientes hospitalizados, 2.896 ainda estão em condição grave e outros 647 em condição crítica.

Pessoas trabalham na Chengdu Dayun automobile group Co. Ltd em Chengdu, Província de Sichuan, sudoeste da China, em 17 de fevereiro de 2020. (Xinhua/Liu Kun)

Premiê chinês destaca operação normal do mercado e estabilização do comércio exterior

Beijing, 14 mar (Xinhua) -- O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, pediu na sexta-feira esforços para facilitar a operação normal do mercado comercial e de logística e estabilizar o comércio exterior e o investimento para coordenar a prevenção e o controle da epidemia e o desenvolvimento socioeconômico.

Mais esforços devem ser feitos para aprofundar a reforma e abertura, impulsionar o enorme potencial de consumo e promover o ímpeto do desenvolvimento econômico, acrescentou.

Li fez as declarações ao inspecionar a plataforma nacional de serviço para o desenvolvimento da operação e circulação de mercado e o mecanismo de coordenação de comércio exterior e investimento.

Ao ser informado sobre a operação do mercado de consumo e a retomada do trabalho dos setores de comércio, logística e serviços de vida, Li avaliou o trabalho para a efetiva garantia do fornecimento de produtos no mercado com preços estáveis, especialmente dos materiais para a prevenção e controle da epidemia e das necessidades vitais.

Ao sublinhar os esforços para prevenir com precisão e efetividade uma reincidência da epidemia, Li pediu a retomada ordenada do trabalho nas indústrias de comércio e de logística. Maior importância deve dada aos modelos de novos negócios para fortalecer a integração da economia online e da economia real, fortalecer a circulação de artigos e ativar o mercado de consumo.

Também pediu esforços para implementar totalmente as políticas de suporte a empresas para superarem as dificuldades em meio à epidemia e garantir que todas as empresas e os negócios de autoemprego desfrutem desses benefícios.

Li também foi informado sobre o trabalho para estabilizar o comércio exterior e o investimento, a retomada das empresas com financiamento estrangeiro e os desenvolvimentos nas áreas de livre comércio, assim como nas zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico.

Ao se inteirar sobre o progresso de alguns projetos com amplo financiamento estrangeiro através do monitoramento em tempo real, o primeiro-ministro pediu que os departamentos correspondentes façam esforços coordenados e ajudem a resolver suas dificuldades.

A China deve continuar otimizando o clima de negócios, acelerar a implementação das políticas de reforma e abertura nas zonas de livre comércio e promover a ampla abertura de mais setores, especialmente na indústria de serviços, disse Li.

Diversas políticas de apoio para a estabilização do comércio exterior devem ser implementadas com firmeza o mais breve possível, enquanto esforços devem ser feitos para facilitar mais o despacho alfandegário e o desenvolvimento de novos modelos de comércio exterior, tais como o comércio eletrônico, disse.

Visão noturna da área de Lujiazui em Shanghai, leste da China, 18 de setembro de 2019. (Xinhua/Ren Long)

Tags:

Fonte: Xinhua (estatal chinesa)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior