Desempenho exportador das carnes no primeiro trimestre de 2020

Publicado em 02/04/2020 08:11

Completado o primeiro quarto do ano, as exportações de carnes in natura acumulam volume próximo de 1,485 milhão de toneladas, resultado correspondente a aumento de quase 11% sobre idêntico período de 2019.

Percentualmente, a maior contribuição para essa expansão veio da carne suína, com volume um terço maior que o do mesmo trimestre de 2019. Vem a seguir a carne de frango, com cerca de 9,5% de aumento e, por fim, a carne bovina, com aumento ligeiramente superior a 5%.

Já nominalmente, quem mais atuou para o aumento registrado foi a carne de frango. Pois, do adicional alcançado no período – cerca de 145 mil toneladas a mais – a carne bovina participou com 12%, a suína com 31% e a de frango com 57% (incremento de 87,2 mil toneladas).

Porém, a carne de frango registrou também um resultado negativo: no preço médio. No trimestre, o valor alcançado retrocedeu quase 1% em relação ao que foi registrado nos mesmos três meses de 2019, enquanto as carnes suína e bovina obtiveram valorização de quase um quarto no preço médio (24% e 23%, respectivamente).

De toda forma, o aumento no volume neutralizou a queda de preço da carne de frango. E o produto encerrou o trimestre com uma receita cambial 8% maior que a de um ano atrás.

Tal resultado, naturalmente, está bem aquém do alcançado pelas carnes bovina (+29%) e suína (+66%) mas, ainda assim, pode ser considerado um bom resultado frente às incertezas que cercam o País e o mundo neste instante. Além disso, atuou para que a receita cambial das carnes no trimestre aumentasse quase 23%.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior