Boi, suíno e frango vivos fecham 1ª quinzena de abril em situação preocupante

Publicado em 17/04/2020 08:33

Cerca de 30 dias depois de conviverem com os melhores preços de 2020, os produtores paulistas de boi, frango e suíno amargam aqueles que são, em alguns casos, os piores preços de todos os tempos. Efeito - puro, simples e direto – da pandemia de Coronavírus.

Partindo das cotações registradas nos primeiros dias de negócios de 2020 e comparando-as com os valores registrados no encerramento da primeira quinzena de abril constata-se que, até aqui, a menor perda recai sobre o boi em pé: sua cotação no último dia 15 ficou apenas 3,38% abaixo do valor registrado na abertura do corrente exercício. Mesmo assim, não é o menor preço registrado este ano.

Frango e suíno, porém, vivem situação mais crítica. O frango vivo, aparentemente, não sofreu grandes perdas, pois - ainda que tenha retrocedido ao menor valor de 2020 - registra no ano redução de preço que não chega a 10%. Mas – não custa lembrar – a cotação atual permanece como simples referencial. Além disso, são poucos os abatedouros interessados em absorver o que vem sendo ofertado, o que faz aumentar significativamente a oferta excedente.

Mas pior mesmo é o mercado do suíno. Pois, extremamente frágil, fez com que o produto fechasse a primeira quinzena de abril com uma cotação mais de um terço inferior à alcançada no início deste ano.

Ainda que as atuais circunstâncias sejam desfavoráveis aos três animais, o boi em pé deve continuar apresentando variações mínimas. Porque, em essência, boi insuficientemente valorizado pode ficar por mais algum tempo no pasto. E ganhando peso.

Não é possibilidade aberta a frangos e suínos, cujo ciclo de criação - extremamente dinâmico - dificulta a postergação dos abates. O pior, neste caso, é que um frango ou suíno não abatido continua consumindo ração e elevando os custos de produção. Que, como mostra outra matéria de hoje (17), atingiu em março o maior valor nominal da história.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior