Governo Federal cria documento com medidas de enfrentamento da Covid-19 nos frigoríficos

Publicado em 08/05/2020 11:48
Documento foi feito em conjunto entre Ministério da Economia, da Saúde e da Agricultura; orientações vão desde a linha de produção à áreas comuns

Na quinta-feira (7) o Ministério da Economia publicou orientação conjunta, feita com o Ministério da Saúde e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para nortear ações a serem tomadas em frigoríficos em razão da pandemia do coronavírus. Entre as medidas informadas no documento, está o asastamento de dois metros entre cada funcionário na linha de produção. 

As empresas devem verificar se o trabalhador possui algum dos sintomas da doença antes mesmo de entrar no transporte dos funcionários, e, se houver, não deve embarcar, assim como é recomendado não permitir que entre no ônibus sem máscara de proteção. Colaboradores sintomáticos ou com diagnóstico confirmado precisam ser imediatamente afastados por, no mínimo, 14 dias.

A orientação é para diluir a força de trabalho ao longo do dia, sem concentrá-la em um só turno, evitar o trabalho frente a frente, dos dois lados da linha de produção, mas se for necessário, que seja utilizando, além da máscara, o escudo facial. 

Além disso, as plantas devem fornecer todos os equipamentos e suprimentos para a higiene dos funcionários, além de sanitizar os espaços de trabalho e áreas comuns, como banheiros, vestiários, refeitórios. 

Essas entre outras medidas, como o afastamento de pessoas em grupos de risco, são assinadas pela Secretaria do Trabalho, Secretaria de Vigilância em Saúde e Secretaria de Política Agrícola. 

Tags:

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MT lidera exportações de carne bovina e responde por 23% das vendas do Brasil ao exterior
Brazilian Beef chega à Gulfood 2026 com 31 empresas associadas
ABRAFRIGO: Com US$ 18,365 bilhões de receita em 2025, Brasil transforma carne bovina em ativo estratégico e bate recorde histórico de exportações
Selo inédito vai impulsionar o mercado de carnes premium no Brasil
Abiec vê exportações de carne bovina estáveis ​​em 2026, apesar de medidas da China
Tempo Recorde: Brasil atinge cota de exportação de carne bovina aos EUA em 6 dias