BRF deve retomar operações em Lajeado após acordo com MP sobre Covid-19

Publicado em 18/05/2020 19:23

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia de alimentos BRF informou nesta sexta-feira que deve retomar as atividades da unidade de Lajeado (RS), após a celebração de um acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul relacionado a melhores práticas de segurança em meio à pandemia do coronavírus.

O efetivo reinício das operações na unidade, que abate frangos e suínos, depende da homologação do acordo pela Justiça do Estado. A companhia tem a expectativa de que isso ocorra nesta tarde.

A unidade gaúcha irá trabalhar com capacidade reduzida até o dia 25 de maio, quando a operação poderá ser normalizada, informou o comunicado da empresa.

"A companhia dá destaque as medidas protetivas relacionadas aos processos de higienização continua na unidade, testagem de colaboradores de acordo com o protocolo estabelecido pelo Hospital Israelita Albert Einstein e divulgação de dados dos casos suspeitos e confirmados para as autoridades de saúde, Vigilância Sanitária e Ministério Público."

A BRF ressaltou que a testagem ativa dos colaboradores, que já está sendo realizada desde a semana passada em Lajeado, foi reforçada nesta semana e visa aperfeiçoar o processo de triagem e identificação de casos positivos e suspeitos, o que já era feito por meio de busca ativa.

A companhia ainda disse que se comprometeu a estabelecer um protocolo diferenciado de testes na unidade, além de ampliar o plano de doações na cidade e região, que já estava em andamento, com o fornecimento de testes rápidos e alimentos.

"A Companhia fornecerá equipamentos médico-hospitalares e insumos, no valor de 1,2 milhão de reais, com o objetivo de reforçar a capacidade do hospital Bruno Born, de Lajeado, e o hospital de Estrela, no combate e tratamento das vítimas do Covid-19", disse o comunicado.

Com isso, a BRF afirmou que está muito segura do cumprimento efetivo de todas as medidas protetivas e protocolos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

Na mesma linha, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, afirmou mais cedo em videoconferência que as atividades da planta de Lajeado da BRF devem ser retomadas nesta sexta-feira.

O Brasil tem apenas duas unidades de carnes fechadas por casos da Covid-19, das mais de 400 em operação, disse o presidente da associação.

A outra unidade que segue interditada é a da concorrente JBS, em Passo Fundo (RS).

Segundo Turra, o pequeno número de unidades que tiveram paralisações durante a pandemia mostra que as medidas adotadas para evitar contaminações nas fábricas estão funcionando.

(Por Roberto Samora, Ana Mano e Nayara Figueiredo)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior