JBS retoma atividades em São Miguel do Guaporé/RO mesmo com 266 empregados confirmados com COVID-19 em primeira leva de testes

Publicado em 10/06/2020 13:56
MPT e MP-RO pedem proibição da realização de horas extras pela empresa enquanto durar pandemia, além de reiterar pedido de suspensão das atividades

Com determinação judicial, a empresa JBS iniciou a realização de testes rápidos em todos os seus empregados na unidade de São Miguel do Guaporé. A determinação abrange também o re-teste em todos aqueles que tiveram diagnóstico negativo, sendo que a empresa está retomando suas atividades antes da realização da retestagem. 

Conforme boletim do Departamento de Vigilância em Saúde de São Miguel do Guaporé/RO, no dia 06 de junho de 2020, o Município, de apenas 23 mil habitantes, contava com 441 (quatrocentos e quarenta e um) casos confirmados de COVID-19. Destes, tem-se que pelo menos 266 (duzentos e sessenta e seis) são de EMPREGADOS DA EMPRESA JBS, consoante se depreende das listagens de casos confirmados apresentadas pelo órgão de saúde do Município e pela própria JBS. 

Assim, mais de 60% de todos os confirmados do Município de São Miguel do Guaporé são empregados da empresa JBS, fora os que são parentes de empregados confirmados, o que provavelmente deve chegar à quase totalidade dos confirmados no Município.

O Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público de Rondônia entendem que seria necessária a implementação de protocolo de testagem mais rigoroso antes do retorno às atividades, além do cumprimento integral das medidas liminares determinadas, como o afastamento de todos os empregados que tiveram contato com outros confirmados a pelo menos 1,5 metros de distância e a utilização de equipamentos de proteção individual mais adequados à atividade.

Não obstante, houve pedido do MPT e do MP-RO para a proibição da realização de horas extras pela empresa nesse período, a fim de diminuir os impactos de contaminação nos empregados.

Tags:

Fonte: MPT-RO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso