Carne mais cara eleva preços ao produtor dos EUA

Publicado em 11/06/2020 14:13 e atualizado em 11/06/2020 23:49

WASHINGTON (Reuters) - Os preços aos produtores norte-americanos aumentaram mais do que o esperado em maio em meio a uma disparada do custo da carne, mas a tendência subjacente de inflação do produtor para o setor continuou branda.

O Departamento do Trabalho disse nesta quinta-feira que seu Índice de Preços ao Produtor (PPI) para demanda final reagiu 0,4% no mês passado, depois de cair 1,3% em abril, o maior decréscimo desde que a série foi reformulada em dezembro de 2009. No período de doze meses até maio, o PPI recuou 0,8%, o que veio na esteira de um recuo de 1,2% em abril, a maior queda desde novembro de 2015.

Economistas entrevistados pela Reuters haviam previsto que o PPI subiria 0,1% em maio e cairia 1,2% na comparação anual.

O relatório se seguiu a dados de quarta-feira que mostraram que os preços ao consumidor declinaram em maio pelo terceiro mês seguido. O Federal Reserve norte-americano também reduziu suas projeções de inflação para este ano, 2021 e 2022, à medida que a pandemia de Covid-19 coíbe a demanda.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos, energia e serviços comerciais, os preços aos produtores subiram 0,1% em maio depois de caírem 0,9% em abril, a maior queda desde a adoção da série em setembro de 2013. O chamado PPI central caiu durante três meses seguidos.

Nos doze meses transcorridos até maio, o PPI central recuou 0,4%, o maior declínio ano a ano desde a adoção da série em agosto de 2013. O desempenho veio na sequência de uma queda de 0,3% em abril.

O Fed monitora o Índice de Preços Para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) de olho em sua meta de inflação de 2%. O PCE central aumentou 1% na comparação anual em abril, o menor avanço desde dezembro de 2010. Os dados do PCE central de maio serão divulgados no final do mês.

Em maio, os preços de alimentos no atacado subiram 6,0%, respondendo por quase dois terços do salto de 1,6% nos preços das mercadorias, a maior elevação desde que a série foi reformulada em dezembro de 2009. Os preços de alimentos, que caíram 0,5% em abril, ganharam fôlego no mês passado com um aumento de 40,4% nos preços da carne. Os preços das mercadorias caíram 3,3% em abril.

Os preços da energia no atacado se recuperaram em 4,5% depois de caírem 19% em abril. Os preços da gasolina dispararam 43,9%, depois de despencarem 56,6% em abril, a maior queda desde que a série teve início em fevereiro de 1947.

Os preços de produtos essenciais não sofreram alteração no mês passado, depois de caírem 0,4% em abril.

O custo dos serviços caiu 0,2% em maio, após um declínio semelhante no mês anterior, enquanto serviços de saúde aumentaram em 0,5%, depois de terem ficado estáveis em abril.

(Por Lucia Mutikani)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior