Surto em frigorífico contamina mais de mil na Alemanha; Espanha encerra confinamento

Publicado em 21/06/2020 10:04

Autoridades sanitárias da Alemanha confirmaram neste sábado, 20, que o número de pessoas infectadas com covid-19 em um frigorífico na cidade de Gütersloh subiu para 1.029 - no início da semana, o total era de 600 contaminados. O local, onde trabalham 6,5 mil funcionários, pertence à Tönnies, a maior processadora de carne do país.

O surto de infecções foi anunciado na quarta-feira. Desde então, o frigorífico foi fechado por duas semanas. De acordo com Sven-Georg Adenauer, conselheiro estadual do município de Gütersloh, no Estado da Renânia do Norte-Vestfália, não há registro de que o vírus tenha se espalhado para a cidade de 100 mil habitantes vizinha de Bielefeld, no centro da Alemanha.

Adenauer reclama que as autoridades não conseguiram rastrear cerca de 30% dos funcionários da empresa. "A confiança que temos na Tönnies é zero", disse. O diretor da empresa, Andres Ruff, afirmou neste sábado que a demora para compartilhar os dados ocorre em razão das leis alemãs de proteção à informação.

De acordo com Adenauer, foram realizados 3.127 testes de diagnóstico no frigorífico e a um terço teve resultado positivo. Armin Laschet, chefe de governo do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, acredita que o surto de covid-19 possa ser contido com uma quarentena localizada, mas não descarta medidas mais radicais. "Se a coisa piorar, pode ser necessário decretar um novo lockdown na região", disse

Aplicativo

A Alemanha tem cerca de 190 mil casos confirmados de coronavírus e quase 9 mil mortos - bem menos do que Espanha e Itália, os países mais afetados da Europa. A curva de contaminações vem caindo há algumas semanas, o que permitiu ao governo relaxar algumas medidas de isolamento social.

Por isso, a Alemanha se tornou um dos primeiros países a relaxar medidas de confinamento. No início de maio, pequenas e médias lojas foram reabertas e alguns estudantes voltaram às aulas. Escolas, bibliotecas públicas, salões de beleza e outros comércios voltaram a funcionar algumas semanas depois - com novas regras, como máscaras obrigatórias.

O governo da chanceler Angela Merkel, no entanto, alertou que a população deveria adotar cautela ao retomar as atividades econômicas. "A primeira fase da pandemia terminou, mas ainda estamos no início e temos uma longa luta contra o vírus pela frente", alertou Merkel, após afirmar que o afrouxamento das restrições só foi possível graças à estabilização da taxa de contágio e à baixa ocupação de leitos de hospitais.

Preocupada com uma segunda onda de infecções, Merkel determinou que cada Estado deveria adotar regras próprias para retomar setores da economia. Esta semana, o governo lançou um aplicativo de celular para rastrear casos do novo coronavírus. A ferramenta funciona por bluetooth e consegue medir a distância entre os smartphones dos usuários. Quando detecta que duas pessoas estão a menos de 1,5 metro uma da outra por mais de 15 minutos, ele registra o código de usuário de ambas.

Neste sábado, Merkel pediu que os alemães usem o aplicativo de rastreamento de infecções, que já foi baixado por mais de 9 milhões de pessoas no país. "Quanto mais gente usar o aplicativo, mais útil ele será", disse a chanceler, que voltou a dizer que a participação é voluntária. (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 Espanha encerra estado de emergência; Inglaterra aguarda novas medidas de isolamento

Espanha encerrou o estado de emergência na na meia-noite deste domingo, após três meses de restrições por todo o país para controle da pandemia do novo coronavírus. A partir de hoje, os 47 milhões de espanhóis podem se mover por todo o país e pelo bloco europeu com a reabertura de fronteiras. As medidas de confinamento foram suspensas de forma gradual nas últimas semanas.

A Espanha também retirou a obrigatoriedade de uma quarentena de 14 dias para visitantes da Inglaterra e de outros países da Europa. Com a reabertura, o governo busca salvar a temporada de turismo - uma das principais fontes de renda para a economia do país. O uso da máscara é obrigatório em todo o país e locais públicos adotam medidas para controle da capacidade máxima. Apesar da liberação e do retorno ao "novo normal", a movimentação no aeroporto de Madrid estava abaixo do observado neste período do ano em outras temporadas.

A Espanha foi um dos países mais atingidos pelo novo coronavírus no mundo com 245.938 casos e 28.322 óbitos.

Na Inglaterra, o governo do primeiro-ministro, Boris Johnson, deve anunciar nesta semana novas medidas de isolamento social. A expectativa quanto ao anúncio é sobre a possibilidade de o governo britânico afrouxar as regras de distanciamento para que as pessoas permaneçam a dois metros de distância. Empresários pedem para que a distânia seja reduzida a um metro de distância, a fim de facilitar a reabertura de bares, restaurantes e escolas.

O governo teme que a medida leve ao aumento do número de casos. A Inglaterra tem o maior número de mortes por covid-19 na Europa - e a terceira maior do mundo - com mais de 42.500 óbitos

Tags:

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior