SC mantém portaria estadual sobre prevenção da Covid-19 em frigoríficos

Publicado em 13/07/2020 09:20
Estado decidiu não revogar documento que estabelece medidas de prevenção à pandemia na indústria de carnes em SC e garante direitos aos trabalhadores

Os Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina receberam com satisfação a comunicação do governo do estado nesta sexta-feira (10) de que não revogará a Portaria SES 312, em vigor desde 12 de maio. A portaria estabelece medidas de prevenção à pandemia do coronavírus para funcionamento dos abatedouros e frigoríficos de carne no estado e garante direitos aos trabalhadores do setor.

>> Leia mais: Santa Catarina quer revogar portaria sobre medidas preventivas à Covid-19 em frigoríficos

Depois da reunião entre secretários do estado e representes dos Ministérios Públicos do Trabalho (MPT) , Federal (MPF) e estadual (MPSC), o procurador da República Fábio de Oliveira, que representou o MPF no encontro, disse que a manutenção da portaria foi muito bem recebida. “Tão importante quanto a manutenção da portaria foi o compromisso firmado pelos representantes do estado de manter o diálogo com os MPs, colocando em debate qualquer alteração que possa ocorrer”, disse.

A possibilidade de revogação da portaria estadual e utilização de um documento federal como referência para o setor preocupava os MPs. O MPF e o Ministério Público do Trabalho (MPT) encaminharam ofício esta semana ao governador apontando a necessidade de Santa Catarina continuar utilizando as normas estaduais, mais completas que as normas federais. “Algumas secretarias concluíram que as decisões do governo federal que poderiam alterar a portaria foram insatisfatórias”, disse Fábio de Oliveira.

De acordo com o MPT, a revogação da portaria seria prejudicial a 480 mil pessoas que de forma direta ou indireta trabalham para a indústria de processamento de carnes em Santa Catarina. A portaria garante o afastamento remunerado de gestantes e indígenas das fábricas, o fornecimento de equipamentos de proteção individual e determina a notificação imediata de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. A portaria também impõe o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre trabalhadoras nas linhas de produção e áreas comuns dos abatedouros. Em veículos fretados pelas empresas para transportar trabalhadores a ocupação está limitada a 50% da capacidade.

Para o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, Marcelo Goss Neves, a reunião foi muito importante porque a manutenção da Portaria 312 sinaliza uma preocupação do MPT e do Estado em manter segura as relações de trabalho nos frigoríficos e nas comunidades onde as agroindústrias estão presentes. “Também foi um marco importante do compromisso da administração estadual em dialogar com os ministérios públicos sobre temas relevantes que não envolvem somente a portaria, mas outras situações que chamam a atenção do MPs”, concluiu o procurador.

Tags:

Fonte: MPT - SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior