Com 41% casos confirmados com Covid-19, Justiça manda afastar todos os funcionários da JBS/Seara de Três Passos (RS)

Publicado em 17/07/2020 14:58 e atualizado em 17/07/2020 15:38
De acordo com a decisão, a empresa não estaria cumprindo com eficácia as medidas já ordenadas pela Justiça, o que fez com que os casos escalassem

O Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS) decidiu nesta quinta-feira (16) pelo afastamnto total dos cerca de mil funcionários da planta da JBS/Seara da cidade de Três Passos, no Rio Grande do Sul. De acordo com informações do Ministério Públido do Trabalho do Estado (MPT-RS), ao todo há 408 casos de Covid-19 confirmados na planta, o que representa 41,25% do total. 

A ordem é para que os trabalhadores sejam afastados por, no mínimo, 14 dias, e que a partir do 10º dia sejam testados para a verificação de quantos estão contaminados pelo vírus. esta unidade da empresa é uma das seis plantas frigoríficas do Brasil que tiveram as exportações para a China suspensas pelo país asiático justamente devido a casos de contaminações por coronavírus entre funcionários. 

>> Leia mais: Seara/JBS de Três Passos (RS) tem até sexta-feira (3) para testar todos os funcionários para Covid-19

Conforme a decisão, assinada pelo desembargador federal do trabalho, Marcelo José Feltrin D'Ambrosio, a empresa havia sido obrigada anteriormente a testar todos os colaboradores para detectar a Covid-19 e promover o afastamento daqueles que tivessem diagnóstico positivo. 

Entretanto, D'Ambrosio esclarece no documento que "não restam dúvidas que houve descumprimento da liminar deferida no mandado de segurança anteriormente impetrado", ordenou envio de ofício à Polícia Federal para apuração de crime de desobediência. 

A cidade de Três Passos está na bandeira vermelha de classificação em relação a contaminações por coronavírus.

O QUE DIZ A EMPRESA

"A JBS não comenta processos em andamento. A companhia reforça que não tem medido esforços para a garantia do abastecimento e da produção de alimentos dentro dos mais elevados padrões de qualidade e segurança além da máxima proteção dos seus colaboradores. A empresa implementou um robusto protocolo com medidas eficazes para o controle, prevenção e segurança dos colaboradores em suas unidades. O protocolo adotado pela JBS está em conformidade com a Portaria interministerial nr. 19, de 18 de junho de 2020 (Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia) e segue as orientações de médicos infectologistas especializados, como Dr. Adauto Castelo Filho, e instituições de referência, como o Hospital Albert Einstein."

TRT manda todos os funcionários de fábrica da JBS no RS ficarem em casa por Covid-19

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região decidiu que todos funcionários de uma fábrica de produtos de carne suína da JBS em Três Passos (RS) fiquem em casa por pelo menos 14 dias por causa de surto de coronavírus entre os trabalhadores.

Procuradores do trabalho afirmam que o surto afetou 40% dos funcionários da fábrica.

O tribunal tomou a decisão na quinta-feira. A fábrica tem cerca de 1.000 trabalhadores, segundo os procuradores e é uma de seis unidades do setor no Brasil impedidas de exportar para a China por causa de preocupações com o coronavírus.

Tags:

Fonte: Notícias Agrícolas + Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior