Produção da JBS nos EUA voltou a um patamar normal

Publicado em 24/07/2020 08:31

A produção da JBS USA já voltou a um patamar normal, apesar das medidas adotadas para evitar a disseminação da covid-19 entre os trabalhadores de unidades de processamento de carne, disse na quinta-feira o CEO da companhia, André Nogueira. Em live da XP investimentos, o executivo disse que as plantas da empresa estão produzindo nesta semana mais do que na mesma semana do ano passado. "Hoje a produção, para minha surpresa, voltou ao patamar normal", disse. "Se me perguntassem dois meses atrás, diria que a produção não iria voltar a um patamar normal tão rápido."

Nogueira destacou que a JBS conseguiu ajustar rapidamente a operação à realidade da covid-19, tendo em vista as medidas necessárias para a proteção dos funcionários. Ele disse que o mês de abril foi muito difícil, com uma queda de 30% a 40% na produção de carne bovina e suína por causa do fechamento temporário de plantas, o que gerou pânico entre consumidores.

No fim de abril, o presidente Donald Trump assinou um decreto que classificou as instalações de processamento como infraestrutura essencial para mantê-las abertas durante a pandemia. Nogueira lamentou que isso tenha sido usado de forma política para atacar o presidente. "Isso virou, infelizmente, uma discussão política", disse.

Durante a live, o executivo disse também que a pressão para que empresas adotem iniciativas de responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês) só vai aumentar. Segundo ele, a JBS tem objetivos claros nesse sentido e é transparente na sua divulgação. Do ponto de vista de governança, adotou uma série de atitudes nos últimos três anos, como o estabelecimento de um grupo de conselheiros, afirmou.

"Essa pressão está aqui para ficar e não vai diminuir, só vai aumentar", disse. "Se a empresa quiser receber investimento de uma forma mais ampla, essa agenda terá de fazer parte, e de forma elevada. Para um grande público de investidores que quer responsabilidade maior, isso tem de fazer parte da agenda, especialmente no nosso setor."

Tags:

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior
Mapa detalha recentes habilitações de estabelecimentos brasileiros para exportação à China
Tilápia/Cepea: Oferta segue elevada, mas demanda firme estabiliza cotações
Com tema “Proteínas sustentáveis: aliando competitividade e segurança alimentar”, SIAVS 2024 debate futuro do setor
Aumento na produção de carnes garante abastecimento interno e exportações