Desempenho exportador das carnes na 1ª semana de agosto de 2020

Publicado em 12/08/2020 08:35

A tese defendida pelo AviSite de que os dados da SECEX/ME relativos às exportações dos cinco primeiros dias de agosto estão inflados por restos não contabilizados do mês anterior (vide “Embarques de carne de frango: inconsistência nos primeiros números de agosto”) não está restrita à carne de frango, estende-se, também, às carnes bovina e suína.

Não que as exportações de carnes venham a enfrentar algum retrocesso neste mês: todos os indicadores de mercado sinalizam avanços que podem ser significativos. Mas difícil – senão impossível – contar com um incremento que, pela média diária, represente aumento de volume de mais de 40% para a carne bovina, de mais de 50% para a carne de frango ou de mais de 170% para a carne suína.

Breve retrospectiva abrangendo os últimos 24 meses apontam que o máximo atingido pelas três carnes somadas foi pouco além das 600 mil toneladas. O detalhe, neste caso, é que o máximo de cada carne foi atingido em meses diferentes. Mas a média diária atual conduz a uma projeção mensal cerca de um terço maior, só que em um único mês.

A menos que, mantendo os mesmos parâmetros, os embarques finais deste mês sejam contabilizados apenas em setembro, os números de agosto deixarão de propiciar um retrato fiel do comportamento das exportações no mês. De toda forma, os embarques diários desta e das duas próximas semanas serão um bom indicativo do andamento do setor exportador.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MT lidera exportações de carne bovina e responde por 23% das vendas do Brasil ao exterior
Brazilian Beef chega à Gulfood 2026 com 31 empresas associadas
ABRAFRIGO: Com US$ 18,365 bilhões de receita em 2025, Brasil transforma carne bovina em ativo estratégico e bate recorde histórico de exportações
Selo inédito vai impulsionar o mercado de carnes premium no Brasil
Abiec vê exportações de carne bovina estáveis ​​em 2026, apesar de medidas da China
Tempo Recorde: Brasil atinge cota de exportação de carne bovina aos EUA em 6 dias