Carnes: consumo per capita brasileiro pode chegar aos 100 kg em 2021

Publicado em 14/09/2020 08:17

Adotando-se como referência, de um lado, as projeções do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sobre a disponibilidade interna brasileira das carnes bovina, suína e de frango e supondo-se, de outro lado, que a população do País mantenha o mesmo índice de evolução registrado de 2019 para 2020 (0,77% ao ano), conclui-se que em 2021 a disponibilidade per capita de carnes irá superar pela primeira vez a marca dos 100 kg.

Pelas projeções do USDA, em 2019 a disponibilidade interna de carnes chegou aos 99,5 kg per capita. Assim, bastaria um aumento de apenas meio por cento para que, já neste exercício, se chegasse aos 100 kg.

Mas o órgão está prevendo que em 2020 a disponibilidade interna total irá recuar pouco mais de 1%, o que – em termos de disponibilidade per capita – significa queda próxima de 2% e um volume disponível da ordem de 97,6 kg per capita.

Não que haja queda de produção. O USDA projeta estabilidade na produção de carne bovina e aumentos de 3% e 1,4% para, respectivamente, as carnes suína e de frango.

A questão é que a exportação de carne bovina deve crescer perto de 7% e a de carne suína mais de 20%. Com isso, a disponibilidade interna das duas carnes recuará em nível que o aumento da carne de frango não conseguirá neutralizar.

As primeiras projeções do USDA para 2021sugerem que, mesmo prosseguindo os aumentos na exportação, a produção total atingirá nível que garante o aumento, também, na disponibilidade interna. Dessa forma, a disponibilidade interna per capita pode registrar incremento superior a 3%em relação a 2020, ficando próxima dos 101 kg.

O detalhe é que, mesmo assim, as carnes bovina e suína perdem participação em relação a 2019 – de 3,37% e de quase 1%, respectivamente. Ou seja: a disponibilidade per capita de carne de frango aumenta cerca de 3%, representando 48,5% do total disponível.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior