Carne bovina fatura US$1 bilhão a mais; a de frango, US$700 milhões a menos

Publicado em 14/10/2020 08:42

Conforme a SECEX/ME, nos sete dias úteis dos primeiros 10 dias de outubro de 2020, os embarques diários de carne de frango in natura alcançaram volume médio de 15.297 toneladas, totalizando perto de 111,5 mil toneladas no decêndio.

Comparativamente ao mês anterior e ao mesmo mês do ano passado, os embarques diários aumentaram perto de 5%, sinalizando que na totalidade do mês (21 dias úteis) as exportações de produto in natura podem se aproximar das 334,5 mil toneladas, praticamente o mesmo volume agora apontado pela SECEX/ME para outubro de 2019: 334,6 mil toneladas.

Porém, paira uma dúvida quanto ao volume efetivamente exportado no ano passado. É que a SECEX/ME, ao especificar os resultados de outubro/19, desenvolveu seus cálculos sobre 22 dias úteis quando, na realidade, aquele mês teve um dia útil a mais. E isso pode alterar a média diária, o total mensal ou ambos.

De toda forma, se atingido no mês o volume ora projetado, o acumulado nos primeiros 10 meses do ano somará perto de 3,3 milhões de toneladas, resultado que projeta para a totalidade de 2020 embarques pouco superiores a 3,950 milhões de toneladas.

Isto – conforme dados da SECEX/ME divulgados no princípio deste ano (mas que vêm sendo paulatinamente modificados) – corresponde a um aumento anual de 2,5% ou 100 mil toneladas a mais que em 2019.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior