Perspectivas globais para o mercado de proteína animal: emergindo de um mundo de incertezas, por Rabobank

Publicado em 20/11/2020 10:41

Em 2021, o Rabobank prevê o crescimento da produção na maioria das regiões, com a maior mudança ocorrendo na Ásia, onde os impactos da peste suína africana (PSA) estão diminuindo. A expectativa é de que a carne suína lidere esse crescimento - com um processo de recuperação gradual, já que a PSA ainda está ativa. A avicultura e a aquicultura também devem crescer, seguidas da carne bovina. Os frutos do mar da pesca selvagem, no entanto, devem diminuir.

O comércio global de proteína animal continua a criar áreas de oportunidade e risco, sendo a China a maior de muitas áreas de incerteza no comércio global.

A proteína animal foi interrompida pela Covid-19 em 2020, em grande parte devido a restrições nas fábricas de processamento, ao comércio global e à distribuição por meio de canais de serviço de alimentação. Em 2021, o foco será na recuperação, com a recuperação do foodservice, disponibilidade e custos de mão de obra e transformações da cadeia de suprimentos sendo os principais problemas.

Muitas outras questões que afetam a proteína animal global significam que a incerteza permanecerá em 2021. Essas questões incluem o gerenciamento de preços mais altos de alimentos para animais e o envolvimento cada vez maior dos governos na proteína animal.

Perspectivas regionais paea 2021

América do Norte

Esperamos que a produção de todas as espécies mude apenas marginalmente em 2021 - o maior crescimento será para a carne bovina, com base nos ajustes pós-Covid-19. Todas as espécies dependerão da força dos fluxos de exportação para equilibrar a demanda doméstica.

Europa

A avicultura deve voltar a crescer, na recuperação do serviço de alimentação. A produção de carne suína e bovina deve cair, com baixa confiança.

China

A recuperação inicial do ASF domina as perspectivas da carne suína na China, com crescimento esperado em 2021. As aves terão outro ano forte, mas a carne bovina crescerá apenas marginalmente.

Para saber mais sobre as perspectivas de 2021 nesta região, ouça este episódio de podcast:

Sudeste da Ásia

A produção avícola deve se recuperar de um ano difícil. A carne suína se recuperará no Vietnã, mas permanecerá restrita nas Filipinas; e a produção e o consumo de carne bovina irão se recuperar após um difícil 2020.

Brasil

O crescimento da produção é esperado para todas as espécies em 2021, mas será mais modesto do que nos últimos anos. As exportações irão impulsionar a produção, dada a fraca demanda doméstica.

Austrália e Nova Zelândia

Os estreitos estoques de gado na Austrália apoiarão os preços e limitarão a produção. As perspectivas de produção da Nova Zelândia são familiares: um ligeiro aumento na carne bovina e uma ligeira queda na carne ovina.

Frutos do mar

Após um ano de desafios em 2020, devido aos impactos da Covid-19 na produção, processamento, comércio e consumo, a perspectiva para as principais espécies de frutos do mar é de melhoria gradual em 2021.

Tags:

Fonte: Rabobank

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior