China libera 30 mil toneladas de carne suína de reservas estatais, diz Xinhua

Publicado em 24/01/2021 14:52
Agencia estatal chinesa

Beijing, 22 jan (Xinhua) -- As autoridades chinesas liberaram na quinta-feira 30 mil toneladas de carne suína de suas reservas centrais para aumentar o fornecimento de carne para o feriado da Festa da Primavera, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

Um total de 150 mil toneladas de carne suína de reserva foi liberado no mercado desde 17 de dezembro de 2020 para garantir o abastecimento para os feriados de Ano Novo e Festa da Primavera, de acordo com a entidade.

A oferta no mercado aumentou por causa da liberação, disse a comissão, acrescentando que a liberação de reservas locais de carne suína em algumas regiões também foi bem recebida pelos consumidores.

Em 20 de janeiro, o preço médio da carne suína em 36 grandes cidades da China subiu 3,2% em relação ao início do ano devido ao aumento do consumo sazonal. O preço médio caiu 4,6% ante o mesmo período do ano passado.

A comissão trabalhará com outros departamentos para fornecer mais carne suína congelada das reservas centrais em torno do feriado da Festa da Primavera e orientar as autoridades locais a aumentar a liberação de reserva de carne suína para garantir o abastecimento do mercado e estabilizar o preço da carne suína durante o feriado.

Sinovac aumenta produção de vacinas para garantir fornecimento mundial, incluindo Brasil

Beijing, 22 jan (Xinhua) -- A empresa farmacêutica chinesa Sinovac Biotech Ltd. está aumentando a produção da CoronaVac, uma vacina inativada contra a COVID-19, para garantir o fornecimento mundial, segundo Yin Weidong, presidente e diretor executivo da empresa.

"A Sinovac recebeu pedidos de vacinas do Brasil, Indonésia, Turquia, Chile e outros países e regiões, e estamos fazendo todo o possível para ampliar a capacidade de produção", disse Yin em uma entrevista à Agência de Notícias Xinhua. "Esperamos que a vacina proteja mais pessoas em todo o mundo."

A vacina Sinovac foi aprovada para uso emergencial em alguns países, incluindo China, Indonésia, Brasil e Chile, segundo Yin.

Yin acrescentou que a companhia construiu uma segunda linha de produção, que começará a operar em fevereiro, aumentando desta forma sua capacidade de produção anual para um bilhão de doses.

A Sinovac exportará produtos semi-acabados de vacinas para alguns países e ajudará a construir linhas locais de enchimento e empacotamento nos países importadores para melhorar a capacidade de produção e eficiência, disse Yin.

"Sobre a base de uma produção anual de um bilhão de doses, continuaremos ampliando a capacidade de produção. Enfrentamos as incertezas relacionadas com a pandemia do coronavírus e a demanda de vacinas, que não serão respondidas unicamente com o habitual modelo comercial de oferta e demanda. As vacinas são bens públicos e devemos assumir responsabilidades sociais", disse Yin.

China oferece ajuda ao Amazonas para superar grave crise sanitária, anuncia embaixador chinês

Rio de Janeiro, 23 jan (Xinhua) -- A China oferecerá ajuda ao estado do Amazonas (norte do Brasil) para superar a grave crise sanitária que a região atravessa devido à falta de oxigênio hospitalar para atender os pacientes com o novo coronavírus (COVID-19) , segundo afirmou o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming.

Em uma videoconferência realizada nesta sexta-feira com o governador do Amazonas, Wilson Lima, Yang Wanming assegurou que a China doará oxigênio, geradores de oxigênio, máscaras, outros materiais sanitários e alimentos ao estado para ajudar a superar a crise sanitária que a região vive atualmente.

O embaixador falou da "empatia" que existe na China com relação à crise epidêmica no Amazonas, onde foi detectada recentemente uma mutação mais contagiosa da COVID-19 e que provocou um colapso no sistema de saúde da região.

A Sociedade da Cruz Vermelha da China fornecerá ajuda de emergência ao Amazonas em um futuro próximo. O governo de Guangdong e empresas chinesas como XCMG, Huawei, BYD, Gree ou o Banco de China, bem como empresas chinesas no Brasil e o Instituto Sociocultural Brasil-China, doarão 4,3 mil quilos de oxigênio para o Amazonas, 25 geradores de oxigênio, 360 mil máscaras e alimentos básicos.

O embaixador da China afirmou que essas ações de caridade mostram a profunda amizade do povo chinês com o povo brasileiro e que a China continuará defendendo o espírito de assistência mutua e unidade para combater a epidemia da COVID-19 e superar as dificuldades com o povo brasileiro.

Por sua vez, o governador Lima agradeceu a ajuda oferecida pela China e destacou que o país asiático é um parceiro importante do Brasil.

Segundo Lima, o estado do Amazonas está disposto a fortalecer ainda mais a cooperação com a China no combate a COVID-19, fortalecer a cooperação econômica e comercial na era pós-epidemia, promover a recuperação econômica local e beneficiar os dois povos.

O Amazonas, que foi um dos epicentros da primeira onda da COVID-19 no país, está sofrendo um colapso sanitário devido ao aumento de casos e mortes provocadas pelo vírus nas últimas semanas.

Os especialistas atribuem o aumento dos contágios a uma mutação do vírus encontrada na região, semelhante à detectada no Reino Unido e na África do Sul, que é transmitida com mais facilidade.

Com todos os hospitais da capital Manaus saturados, a região ficou sem oxigênio hospitalar para poder atender às pessoas internadas, o que levou à morte de vários pacientes.

Segundo o último balanço divulgado pelo governo brasileiro, o Amazonas registra 245.157 casos da COVID-19 e 6.889 óbitos pelo vírus.

China suspende dois voos de entrada no país por casos COVID-19

Beijing, 23 jan (Xinhua) -- O regulador da aviação civil da China anunciou a suspensão de um voo da Xiamen Airlines e de um voo da Swiss International Air Lines depois que vários passageiros testaram positivo para COVID-19 em voos recentes.

Um total de cinco passageiros testou positivo no voo MF830 Los Angeles-Xiamen da Xiamen Airlines em 8 de janeiro, e o voo será suspenso por duas semanas a partir de 25 de janeiro, disse a Administração de Aviação Civil da China (AACC) sexta-feira.

O voo LX188 Zurique-Shanghai da Swiss International Air Lines será suspenso por duas semanas a partir de 1º de fevereiro, depois que seis passageiros testaram positivo no voo de 11 de janeiro.

Em 16 de dezembro de 2020, a entidade atualizou o mecanismo de recompensa e suspensão introduzido em junho do ano passado para conter ainda mais a disseminação de COVID-19.

De acordo com a última política da AACC, a suspensão dos voos será estendida de uma semana para duas semanas se o número de passageiros com teste positivo chegar a cinco.

A suspensão durará quatro semanas se o número de passageiros com teste positivo para COVID-19 chegar a 10.

Tags:

Fonte: Xinhua (estatal chinesa)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior