Adesão ao Susaf aumenta faturamento de frigoríficos

Publicado em 28/01/2021 09:09

A adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf) garante que os Serviços de Inspeção Municipal (SIM) sejam equiparados ao serviço estadual. Na prática, significa que os estabelecimentos submetidos à inspeção de um município incluído no Susaf podem comercializar seus produtos de origem animal em todos os municípios gaúchos, e não apenas em sua sede. Para muitos frigoríficos e abatedouros, é o fator determinante para a expansão de suas atividades.

O caso da Embutidos São Bento, de Lajeado, é exemplar: a planta do frigorífico é localizada perto da divisa com o município de Santa Clara do Sul. “Mesmo com a proximidade, sem o Susaf, não podíamos acessar aquele mercado”, conta Janete Pflugseder, proprietária da instalação especializada em produção de linguiças, embutidos e derivados de carne suína.

Pflugseder conta que a fábrica de embutidos já foi construída com base no modelo disponibilizado pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria da Agricultura, e que, por isso, foram necessárias poucas adequações. “Apenas a aquisição de uma câmara fria a mais para o abate, para nos ajustarmos ao Susaf”, complementa. Os trâmites burocráticos duraram cinco anos, de idas e vindas, até a simplificação para adesão ao Susaf, a partir de 2019. “Foi em janeiro de 2019 que finalmente conseguimos. E com o Susaf, nossa expansão foi instantânea. Foi um estouro, tivemos incremento de 30% nas vendas”, celebra Janete.

A simplificação na adesão dos municípios ao Susaf é comemorada pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. Em abril de 2019, logo após a flexibilização, eram 72 municípios registrados no Susaf. Atualmente, são 167, habilitando 252 estabelecimentos a utilizar o selo do Susaf em seus rótulos.

“Ao facilitarmos o acesso ao Susaf, diminuímos a burocracia envolvida, permitindo que os produtores gaúchos atinjam novos mercados, aumentando assim suas produções e consequentemente o faturamento, além do número de trabalhadores envolvidos na produção. Uma grande vitória para quem dependia deste reconhecimento para alavancar seus negócios”, destaca o secretário.

Aumento de 820%

Em 2020, o Frigorífico Schlosser, de Horizontina, comemorou 820% de aumento no seu faturamento e atribuiu o ganho ao Susaf, que o permitiu chegar a mais de 300 novas revendas, em 50 municípios gaúchos.

Para se adequar às exigências do Susaf e, depois, ao aumento da demanda com a abertura de novos mercados, o frigorífico investiu, desde 2019, R$ 3,8 milhões, e se prepara para investir mais R$ 1,5 milhão até abril deste ano. As contratações de pessoal para dar conta da produção tiveram um incremento de 500%.

Cartilha de adesão ao Susaf

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) elaborou uma cartilha em que constam as principais informações sobre o Susaf: a base legal do Sistema, a diferença entre Susaf e Sisbi/POA, quem pode aderir ao Susaf, quais os documentos necessários, entre outros temas. A cartilha está disponível, gratuitamente, em www.agricultura.rs.gov.br/susaf

Tags:

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior