Desempenho exportador das carnes na primeira quinzena de maio de 2021

Publicado em 18/05/2021 08:45

Influenciado pelos bons resultados da primeira semana do mês, o cenário de exportação das carnes na primeira quinzena de maio (10 dias úteis) permaneceu alentador para as carnes de frango e suína e preocupante para a carne bovina. Porque, pela média diária embarcada, esta última registra retrocesso de mais de 20% em relação à média diária de maio de 2020, enquanto as carnes suína e de frango apresentam avanço de 25% e 22%, respectivamente.

Leia Mais:

+ Ritmo da exportação de carne suína esfria na segunda semana de maio

+ Embarques de carne de frango diminuem, mas efeito Arábia Saudita ainda não foi sentido

+ Exportação de carne bovina fica abaixo das expectativas do mercado na segunda semana de maio/21


A realidade, porém, é que – na semana passada, segunda de maio – as três carnes sofreram redução no volume exportado. E, neste caso, a quedas mais expressivas se concentraram nas carnes suína e de frango, com volume semanal 31% e 22% inferior ao da semana anterior (o volume de carne bovina também retrocedeu, mas menos de 10%).

Tais resultados podem ser decorrência, apenas, de questões logísticas. Mas, mantidas a médias atuais, os resultados finais irão ficar aquém dos projetados na tabela abaixo.

De toda forma, o preço médio alcançado pelas três carnes segue em alta, apresentando incremento entre 10%-11% em relação a maio do ano passado.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior