JBS diz que avança em volta de operações nos EUA e Austrália após ataque hacker

Publicado em 02/06/2021 08:26

A JBS, maior processadora de carnes do mundo, disse que recebeu informações da JBS USA e de sua controlada Pilgrim´s de que "as companhias tiveram avanços significativos na soluções do ataque cibernético que impactou as operações da empresa na América do Norte e na Austrália".

O grupo afirmou ainda que os sistemas estão voltando a funcionar e que "não está poupando recursos" para conter a ameaça e voltar a operar.

O ataque fez com que operações da JBS nos EUA e Austrália fossem paralisadas na segunda-feira, e ainda afetava fábricas na terça-feira. (nL2N2NJ1P9)

"Dado o progresso que profissionais de TI e equipes de fábrica fizeram nas últimas 24 horas, a grande maioria de nossas unidades de carne bovina, suína, de aves e alimentos preparados estará operacional amanhã", disse a JBS em comunicado na noite de terça-feira.

A empresa acrescentou que a JBS USA "tem recebido forte apoio dos governos dos EUA, Austrália e Canadá, realizando conferências diárias com autoridades num esforço para garantir o fornecimento de alimentos".

Na véspera, a Casa Branca disse ter recebido informações da JBS de que o ataque cibernético provavelmente teve origem na Rússia e que estava em contato com o país sobre o assunto.

O presidente da JBS USA, André Nogueira, disse que a empresa e a Pilgrim´s "são uma parte crítica da cadeia de abastecimento". "Reconhecemos nossa responsabilidade com nossos colaboradores, fornecedores e consumidores de retomar as operações o mais rapidamente possível", afirmou ele em nota.

A JBS disse ainda que não tem conhecimento de nenhuma evidência neste momento de que de clientes, fornecedores ou funcionários tenham sido comprometidos.

A empresa também informou que operações do México e do Reino Unido não foram impactadas e estão funcionando normalmente.

Leia Mais:

+ JBS tem todas unidades nos EUA fechadas após ataque cibernético, diz agência

+ Casa Branca afirma que está em conversas com Rússia sobre ataque cibernético à JBS

+ Ataque cibernético fecha operação de carnes da JBS na Austrália

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior