Desempenho exportador das carnes em maio de 2021

Publicado em 02/06/2021 08:29

Comparativamente a maio de 2020 e à primeira vista, as exportações brasileiras de carnes do mês passado não foram muito bem. Pela média diária exportada, os embarques de carne de frango recuaram 2%, os de carne suína 4% e os de carne bovina 22%.

Mas este último maio apresentou diferencial a seu favor: um dia útil a mais. Com isso, o volume de carne de frango aumentou, em termos anuais, quase 3%, o de carne suína perto de 1% e só a carne bovina é que não reverteu a perda diária, seu volume recuando 18% e fazendo com que o conjunto das três carnes fosse 2,7% inferior ao de um ano atrás.

O maior destaque, porém, recai sobre o preço médio registrado, que subiu para as três carnes. Ou, 16% para a carne de frango, pouco mais de 12% para a carne bovina e quase 10% para a carne suína.

Como resultado final, apenas a receita cambial da carne bovina apresentou queda em relação a maio do ano passado: redução de 8%, enquanto a receita da carne suína aumentou mais de 10% e a da carne de frango quase 20%. No conjunto, a receita cambial das três carnes foi 4,5% superior à de um ano atrás.

Leia Mais:

+ Exportação de carne de frango surpreende e supera resultados de maio/20 e abril/21

+ Exportação de carne suína fecha com 10% de alta no faturamento em relação a maio/20

+ Volume exportado de carne bovina registra queda de 18,21% no mês de maio/21

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior