Produtores da Argentina e governo negociam sobre fim de veto a exportação de carne

Publicado em 04/06/2021 10:54

Por Maximilian Heath

BUENOS AIRES (Reuters) - Produtores de carne da Argentina continuarão negociações com o governo que visam a retirada de um veto de um mês às exportações de carne no país, anunciado em meados de maio, disse em comunicado o Conselho Agroindustrial (CAA) do país.

A suspensão, que visa conter a inflação no país, gerou críticas por parte de pecuaristas, que não concordam com a medida e em protesto paralisaram vendas de gado até quarta-feira.

Líderes do setor rural afirmam que a suspensão de vendas pode ser retomada e incluir também negociações de grãos se não houver avanço nas conversas com o governo.

Segundo o comunicado da CAA, Dardo Chiesa, coordenador da Mesa de Carnes, uma associação que representa dezenas de entidades do setor, se reuniu na noite de quarta-feira com o presidente peronista Alberto Fernandez.

"Os representantes da CAA concordaram com autoridades nacionais em aprofundar a busca por políticas de consenso de longo, médio e curto prazo que corrijam a situação incentivar o suprimento de alimentos, atendendo tanto o mercado doméstico quanto a demanda do mercado de exportação", disse a entidade.

Segundo o grupo, Fernandez " expressou a necessidade de uma solução rápida e um entendimento sobre o suprimento doméstico antes de retirar a medida de suspensão de exportações".

O governo e o setor de carnes falam sério sobre a busca por um acordo, segundo uma fonte do gabinete presidencial com conhecimento da reunião, que falou sob a condição de anonimato devido à sensibilidade política do tema.

"Foi importante o gesto deles de pedir uma reunião para buscar o diálogo. E também o gesto do presidente, que os recebeu quase de imediato", disse a fonte. "Eles concordaram em manter as conversa e buscar uma saída para o problema."

A Argentina é o quinto maior exportador global de carnes, com a maior parte dos embarques destinada à China.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7519)) REUTERS LC

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior