Dados do IBGE apontam aumento de produtividade dos animais abatidos sob inspeção

Publicado em 14/06/2021 08:22

Ao divulgarem os resultados do abate inspecionado de animais (boi, suíno e frango) no primeiro trimestre de 2021, o IBGE e grandes meios de comunicação enfatizaram, sobretudo, o fato de o número de cabeças de bovinos abatidas no período ter recuado 10,5% em relação ao mesmo período de 2020.

Leia Mais:

+ Abate de bovinos cai e o de frangos e suínos cresce no 1º trimestre de 2021


Porém, o que interessa de fato nesses levantamentos não é o número de cabeças abatidas e, sim, o volume de carne delas proveniente. E o levantamento do próprio IBGE mostra não só que a redução no volume de carne bovina foi bem menor que a apontada pelo número de cabeças abatidas, mas também – e principalmente – que no trimestre houve aumento na produção total das três carnes. Porque, em suma, as três apresentaram aumento de produtividade.

Para comprovar, basta contrapor o número de cabeças abatidas ao volume de carne produzida. E a tabela abaixo mostra o resultado disso: considerados os pesos médios registrados, a produtividade do boi aumentou 3,69%, a do suíno 2,04% e a do frango 1,90%.

Como consequência, o volume total das três carnes aumentou pouco mais de 2%, passando de 6,406 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2020 para 6,539 milhões de toneladas em idêntico período deste ano. E, ao fim, é isso que mais importa.

Apenas para completar, um desabafo: do total produzido neste primeiro trimestre, 18% foram de carne suína, 26% de carne bovina e 56% de carne de frango. Ou seja: quase três quartos da produção de carnes do Brasil são diretamente dependentes de um insumo básico – o milho – que, nas condições econômicas atuais, tornou-se praticamente inacessível. E avicultura e suinocultura continuam ao Deus dará.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior