No VBP animal, boi volta a recuperar parte do espaço ocupado pelo frango

Publicado em 23/06/2021 08:35

Nas mais recentes projeções da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, em 2021 a produção animal brasileira deve alcançar valor bruto (VBP) próximo de R$346 milhões, com os bovinos respondendo por (valores arredondados) 45% dessa cifra, o frango por 27%, o leite por 14%, os suínos por 9% e os ovos por 5%.

Comparativamente a duas décadas atrás (2001, início do século XXI), o boi destinado ao corte apenas retorna à participação então registrada, porém com uma pequena queda (2% a menos).

Já a participação do frango vivo apresenta evolução de 15%, mas é 10% inferior à de uma década atrás (2011), quando seu índice de participação chegou a 30%, ocupando, principalmente, espaço pertencente ao boi, cuja participação então recuou para 39% do total.

Nesse espaço de tempo, a participação dos suínos no VBP animal manteve-se inalterada, em torno dos 9%, enquanto a dos ovos caiu de 6% para 5% e a do leite de 16% para 14%.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior