Desempenho exportador das carnes no primeiro decêndio de julho de 2021

Publicado em 13/07/2021 08:28

Os primeiros resultados divulgados pela SECEX/ME relativos a julho (sete de um total de 22 dias úteis no mês) apontam, pelo volume médio embarcado diariamente, expansão de exportação das três carnes.

O melhor desempenho – avanço excepcional na comparação com julho de 2020 – é o da carne de frango, cuja média diária nesta abertura de mês se encontra quase um quarto (+24%) acima da registrada um ano atrás. Vem na sequência a carne suína, com aumento de 13,20% e, por fim, a carne bovina, com incremento próximo de 3%.

As três também obtêm sensível melhora de preço – as carnes bovina e de frango de mais de 30% e a suína de 18%. E isto combinado com o aumento de volume redunda em uma receita cambial – ainda pela média diária – 63%, 35% e quase 34% maior para, respectivamente, a carne de frango, a bovina e a suína.

Pena, somente, que julho corrente tenha um dia útil a menos que julho de 2020. Assim, a projeção para a totalidade do mês do volume e da receita sofrem ligeira redução. Mesmo assim, no tocante ao volume, as perspectivas são animadoras para a carne de frango (mais de 18% de aumento) e a carne suína (+8%), apenas a carne bovina sinalizando pequena redução (1,6% a menos).

Quanto à receita, os primeiros indícios são de um aumento de mais de 50% para a carne de frango, de perto de 30% para a carne bovina e de quase 28% para a carne suína.

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior