Exportação de carnes da Aurora cresce 18% no 1º semestre de 2021; vê alta para o ano

Publicado em 29/07/2021 09:04

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de carnes e derivados da Aurora Alimentos atingiram 291,5 mil toneladas no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 18% ante o mesmo período de 2020, informou a companhia nesta quarta-feira, com expectativas positivas para o decorrer de 2021.

Do volume total embarcado, 55% foi composto por frango e 45% de suíno, disse em nota a empresa que é a terceira maior do país no processamento das duas proteínas.

As receitas com as exportações do semestre renderam 667,8 milhões de dólares, alta de 23% no comparativo anual. As vendas de carne de frango contribuíram com 40% para esse resultado e, as carnes suínas, com 60%.

"As vendas de carnes suínas no mercado externo ainda se beneficiam dos influxos da demanda chinesa que se manteve forte. O surgimento de novos focos de peste suína na China, Rússia e outros países asiáticos, principalmente, contribuiu para o escoamento da produção", afirmou a Aurora.

A China é o principal comprador, seguida por Hong Kong, Chile, Estados Unidos e Japão.

Os principais produtos suínos exportados pela companhia foram pernil, lombo, carré, paleta, barriga, costela e demais cortes/miúdos.

No segmento de aves, a Aurora disse que o mercado foi impactado pela mudança da sazonalidade climática --com a chegada do verão no Hemisfério Norte-- associado ao surgimento de focos de gripe aviária na Europa e na Ásia.

"Esses fatores favoreceram o esforço de busca de recuperação de preços e as exportações brasileiras de frango."

Os cortes mais embarcados foram coxas e sobrecoxas, peito, asas e demais cortes/miúdos, tendo como principais destinos China, Japão, Emirados Árabes, Filipinas, Rússia e Coreia do Sul.

O diretor comercial da Aurora, Leomar Somensi, considerou muito positivo o balanço das exportações do primeiro semestre, "apesar dos elevados custos dos insumos (milho e farelo de soja) e do protecionismo de alguns mercados".

PROJEÇÕES

Com base no cenário positivo dos primeiros seis meses de 2021, as expectativas para o segundo semestre são otimistas.

"Há sólidas previsões de aumento do consumo decorrente do avanço da vacinação (contra a Covid-19) e da retomada gradual do turismo. Os custos de produção, contudo, irão se manter elevados, pressionando a reposição dos preços e a retração das margens", disse o diretor no comunicado.

O presidente da Aurora, Neivor Canton, prevê que, mantidos os volumes médios mensais faturados até o momento, a expectativa é encerrar 2021 com um crescimento de 15% no negócio de aves em faturamento, sendo 24% de alta no mercado externo e 3,3% no interno.

Em suínos, a previsão é finalizar o ano com avanço de 20% em faturamento, sendo 40% de acréscimo no mercado externo e 6% no mercado interno.

A companhia não detalhou os valores que podem ser alcançados no ano com o aumento nas receitas.

(Por Nayara Figueiredo)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior