Frigol conclui rastreabilidade socioambiental para 100% dos fornecedores diretos

Publicado em 24/08/2021 14:24
Iniciativa faz parte do programa de controle de origem da empresa, que avança para o monitoramento de toda a cadeia nos próximos anos

A Frigol, um dos principais frigoríficos brasileiros, anuncia a conclusão da primeira etapa de seu programa de controle de origem com a implantação da rastreabilidade socioambiental para 100% de seus fornecedores diretos. Com isso, todos os produtos in natura (sem processamento) da empresa passam a contar com um código QR na embalagem com informações sobre as fazendas que originaram o produto e sua situação perante os órgãos ambientais e trabalhistas. A iniciativa aumenta a transparência dos processos da empresa para consumidores e pecuaristas.

Para marcar a conclusão desta etapa, a empresa lançou em julho a campanha Frigol Aberta à Visitação, em que convidou um grupo de consumidores a fazerem a experiência da rastreabilidade, destacando o Selo Frigol de Transparência. “É um avanço importante no controle de origem e transparência. Já estamos caminhando para o aprimoramento desse projeto que é o monitoramento dos fornecedores indiretos, afirma Marcos Câmara, CEO da Frigol.

Para garantir a conformidade dos pecuaristas e a transparência do processo, a Frigol vem investindo em pesquisa e tecnologia desde 2009, quando assinou compromisso com o Governo do Estado do Pará e Ministério Público Federal (MPF) contra o desmatamento no bioma amazônico. A conclusão da primeira etapa do programa contempla as quatro plantas da empresa, em São Paulo e no Pará, garantindo proteção para todos os biomas em que está presente.

No sistema de rastreabilidade, o gado é monitorado desde a fazenda, com a documentação verificada e registrada em blockchain (sistema de registro que não permite alterações) e com uso de Inteligência Artificial para classificação das peças. Essas informações também são disponibilizadas aos pecuaristas, que podem acompanhar o processo, o peso e a condição do animal pelo smartphone.

O produto é embalado com o código QR correspondente contendo informações sobre a situação das fazendas de origem com relação a cinco critérios: Desmatamento, Trabalho Escravo, Invasão de terras indígenas, Embargo do IBAMA e Invasão de Unidade de Conservação Ambiental. As informações são retiradas diretamente dos sites dos órgãos oficiais, sem a interferência da empresa. O consumidor pode acessá-lo diretamente do smartphone, fazendo a leitura do código QR.

Conheça o passo a passo da rastreabilidade socioambiental na Frigol:  https://rastreabilidade.frigol.com.br/

Tags:

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior