Boi, suíno e frango vivos em agosto e nos oito primeiros meses de 2021

Publicado em 31/08/2021 10:18

Na produção animal, quem registrou a melhor evolução de preço de julho para agosto foi o frango vivo, cujo cotação média – embora inalterada desde meados do mês passado – registra incremento mensal em torno de 2,2%. Acima, portanto, dos 0,70% de aumento obtidos pelo suíno vivo e melhor ainda que os 0,60% de recuo do boi em pé. Além disso, comparativamente às suas duas principais matérias-primas, o frango vivo apresentou melhor desempenho que o milho (aumento de 1,26%), só perdendo para o farelo de soja, cujos preços no mês foram 2,5% superiores aos de julho passado.

Mas, sem dúvida, o que mais chama a atenção é a evolução anual de preço do frango vivo, agora num patamar mais próximo ao incremento apresentado pelo milho. Ou seja: enquanto o preço médio do suíno, por exemplo, apresentou recuo anual superior a 5%, o do frango evoluiu acima dos 50%, ficando distante menos de 20 pontos percentuais da correção obtida pelo milho (mais de 70% em um ano).

Isto, porém, não significa que a situação do frango seja agora de tranquilidade. Um ano atrás, nesta mesma ocasião, ele apenas começava a emergir da crise surgida com a pandemia, o que significa que a base de comparação é baixa – o índice elevado, portanto, não mostra a realidade do mercado. Opostamente, o milho já registrava, então, aumento anual próximo de 15%.

O melhor, pois, é comparar os preços atuais com aqueles vigentes antes da pandemia, quando o mercado caminhava normalmente. Assim, tomando como base a média registrada em 2019, constata-se que, frente a uma evolução de 84% no preço do frango vivo, o do milho aumentou 143%. E, claro, o mais afetado, neste caso, continua sendo o suíno vivo, cujo preço desde então foi corrigido em apenas 45% (a despeito do retrocesso no mês, o preço do boi em pé ficou 92% acima da média de 2019).

A mesma interpretação cabe aos preços alcançados nos oito primeiros meses de 2021. Novamente, o frango - comparativamente ao boi e ao suíno - surge com o melhor desempenho. Mas seus preços, na média do período janeiro-agosto de 2020, sofreram pesadamente os efeitos da pandemia e do isolamento social.

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior