Lucro da JBS dispara a R$7,6 bi no 3º tri; CEO destaca operação nos EUA

Publicado em 11/11/2021 08:06

A JBS reportou lucro líquido de 7,6 bilhões de reais no terceiro trimestre, expressiva alta de 142% no comparativo anual, novamente impulsionado pelo desempenho das operações na América do Norte que compensaram adversidades no Brasil, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da empresa atingiu 13,9 bilhões de reais, avanço de 74,2% na mesma base de comparação.

O desempenho foi impulsionado pela JBS USA Beef, unidade norte-americana de bovinos, cujo Ebitda subiu expressivos 203,9% para 8,4 bilhões de reais.

"A perfomance dos EUA está excelente", disse à Reuters o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, em referência à maior unidade da companhia em faturamento.

A receita líquida da companhia somou 92,62 bilhões de reais no trimestre, avanço de 32,2% no ano a ano, registrando um crescimento em reais em todas as unidades de negócios da empresa: Seara (+38,2%), JBS Brasil (+35,3%), JBS USA Bovinos (+34,2%), JBS USA Suínos (+42,2%), e PPC (+21%).

Das vendas totais, cerca de 75% do valor teve origem em operações com sede na América do Norte.

No período, cerca de 73% das vendas da JBS foram realizadas nos mercados domésticos em que a companhia atua e 27% por meio de exportações --nos EUA, uma parcela relevante do resultado se deve ao consumo local, principalmente após o retorno do food service.

Questionado sobre a suspensão temporária de embarques de carne bovina do Brasil para seu principal comprador, a China, Tomazoni afirmou que a JBS possui uma plataforma global, e que momentos como o atual no mercado brasileiro são compensados por ciclos positivos em outros lugares em que a companhia atua, como os Estados Unidos.

"O impacto na JBS, por ser essa plataforma global, o impacto dela é relativo, ele tem uma dimensão diferente de uma empresa que só atua no Brasil e exporta para China", disse ele.

"A gente reduziu significativamente nossa operação no Brasil (devido à suspensão chinesa) porque é uma conjuntura de mix de produtos. Adequamos nossas fabricas à produção e há uma adequação à demanda do mercado interno. Não tomamos nenhuma medida de férias coletivas porque acreditamos que deve haver a abertura", acrescentou.

Neste contexto, a JBS aprovou a distribuição de dividendos intercalares, com base no lucro líquido do exercício em curso, no montante total de 2,37 bilhões de reais.

A JBS comentou que o lucro líquido acumulado em 2021 chegou a 14 bilhões de reais, valor que já implicaria um dividendo mínimo de em torno de R$3,5 bilhões a serem pagos em 2022, dos quais 2,5 bilhões foram adiantados em agosto.

No terceiro trimestre, o fluxo de caixa livre, após adição de ativo imobilizado, juros pagos e recebidos, totalizou 7,3 bilhões de reais, acrescentou a empresa, que disse também que os investimentos somaram 7,7 bilhões de reais.

A companhia também ressaltou que encerrou o trimestre com 23,3 bilhões de reais em caixa.

A dívida líquida em reais aumentou de 51,5 bilhões de reais no terceiro trimestre do ano passado para 61 bilhões de reais, com a alavancagem reduzindo de 1,83 vez para 1,52 vez no período.

O CFO e diretor de Relações com Investidores na JBS, Guilherme Cavalcanti, disse que mesmo diante dos pagamentos de dividendos realizados pela empresa e das aquisições realizadas ao longo do ano, a expectativa é manter a alavancagem abaixo de 1,6 vez ao final do quarto trimestre.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso
Lula e Fávaro destacam ampliação das oportunidades do Brasil no comércio exterior