Demanda por proteínas da China seguirá crescente, diz CEO da JBS

Publicado em 01/02/2023 12:36 e atualizado em 01/02/2023 14:19

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) -A China vai continuar aumentando a demanda por proteínas de origem animal, notadamente de carne bovina, uma vez que o consumo per capita do chinês para cortes bovinos é relativamente baixo e há novos hábitos alimentares adquiridos com a pandemia, disse nesta quarta-feira o CEO da JBS, Gilberto Tomazoni, durante o XP Agro Conference.

Segundo ele, o Brasil e os Estados Unidos --onde a JBS tem boa parte de suas operações-- estão bem posicionados para atender o crescimento desse consumo.

"É estrutural o crescimento da demanda por carne bovina na Ásia como um todo, principalmente na China...", afirmou o presidente da maior produtora global de carnes.

Ele disse ainda que os chineses são competitivos na produção de frangos e suínos, já que essas criações têm ciclos menores, enquanto no caso dos bovinos há necessidade de mais área e o ciclo produtivo é mais longo.

"Urbanização, melhora de renda, isso eleva o consumo, mudanças de hábitos com a pandemia, isso leva a aumento de consumo de carne bovina", explicou a jornalistas.

Na véspera, o CEO da concorrente na área de aves e suínos BRF, Miguel Gularte, disse que estava otimista com o retorno da demanda da China à normalidade para estas proteínas após as comemorações do Ano Novo Chinês.

Ele citou previsões de que até 2050 o mundo vai ter de produzir 50% a mais alimentos para fazer frente à demanda global, apontando também o crescimento da população como fator que impulsiona o consumo.

(Por Roberto Samora; edição de Marta Nogueira e Nayara Figueiredo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trimestrais da pecuária: abate de bovinos e suínos cresce enquanto o de frangos cai no 4º trimestre de 2023
Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos