Fávaro diz que China pediu lista menor de frigoríficos a serem habilitados para exportação

Publicado em 24/08/2023 11:33 e atualizado em 24/08/2023 13:09

(Reuters) - O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta quinta-feira que o governo da China pediu ao Brasil que envie uma lista reduzida de frigoríficos a serem habilitados para exportação de proteína animal ao país asiático, como forma de agilizar o processo de autorização.

Fávaro afirmou, durante reunião interministerial preparatória para sessão plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) em Brasília, que o governo vai dialogar com entidades do setor de frigoríficos para apresentar uma lista reduzida de plantas a serem habilitadas para que as autorizações saiam ainda neste ano.

"Nós democraticamente apresentamos uma lista de 62 plantas brasileiras prontas para serem habilitadas, (e) uma segunda lista de mais 15 plantas. Eles (a China) manifestaram em maio e reafirmaram a manifestação na semana passada ao nosso embaixador Marcos Galvão que, para facilitar a habilitação de novas plantas, que a lista fosse menor", disse Fávaro.

"Então estamos nessa fase de avaliação, vamos chamar as entidades representativas de classe dos frigoríficos para então reduzirmos essa lista para que possamos sair desse compromisso e termos novas plantas habilitadas ainda neste ano", afirmou o ministro.

A China, maior parceiro comercial do Brasil, é o principal destino para as exportações brasileiras de proteína animal, o que inclui carnes bovina, suína e de frango.

(Por Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina começam março em alta e indicam ritmo forte para o Brasil
Produtores que adotam gestão técnica atravessam ciclo pecuário com maior margem
MPA e MMA definem cotas para safra da Tainha 2026; veja como ficou
Rastreabilidade bovina pode virar ativo valorizado antes de 2032
Carne Bovina: Cota imposta pela China pode reduzir ritmo da demanda externa e conter alta da arroba
Rastreabilidade bovina promete ampliar mercados e agregar valor à carne gaúcha