Rússia habilita novos frigoríficos brasileiros a exportar carne bovina e aves

Publicado em 07/02/2024 12:01 e atualizado em 07/02/2024 12:40
Rússia retirou a suspensão temporária sobre a unidade de carne e aves e subprodutos avícolas da Seara Alimentos, no município de  Forquilhinha/SC

A Rússia habilitou novos frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina e de frango, segundo o comunicado do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária do país. De acordo com as informações do Broadcast Agro, a Rússia retirou a suspensão temporária sobre as unidades de carne e aves e subprodutos avícolas da planta da Seara Alimentos, no município de  Forquilhinha/SC.

Dentre as unidades que foram habilitadas a exportar carne bovina estão as unidades do frigorífico da JBS em Confresa/MT e na região de Lins/SP, na qual as vendas estavam suspensas desde 2017. No município de Itapetininga/SP, foi autorizado a unidade da Seara Alimentos para carne de aves. Em Chapecó/SC, o frigorífico da BRF obteve autorização para exportar carnes de aves e gorduras, até então restritas à farinha animal.

Ainda segundo as informações do Broadcast Agro,  as alterações estão válidas desde 23 de janeiro e foram comunicadas à indústria de carnes em 29 de janeiro, segundo as informações do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e do órgão sanitário russo.

Em rede social, o adido agrícola da Rússia no Brasil, Andrey Yurkov, destacou que a auditoria realizada pelas autoridades sanitárias russas no Brasil foi concluída em dezembro. Segundo ele, foi a primeira vistoria realizada desde 2015 e passou por seus estados brasileiros e pelo Distrito Federal.  

"A missão russa mais uma vez fortaleceu a relação de confiança entre as autoridades sanitárias do Brasil e da Rússia e reafirmou a importância do papel do Brasil no fornecimento de produtos de origem animal sendo um dos principais fornecedores de carnes para o mercado russo", escreveu Yorkov.

Por: Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Santa Catarina alcança em abril o melhor desempenho do ano na exportação de carnes
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos e suínos cresce enquanto o de frangos cai no 4º trimestre de 2023
Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo