NPAgro: JBS entra na mira da vigilância sanitária dos Estados Unidos

Publicado em 20/03/2025 17:53
Empresa teve problemas com má condição da carne embarcada; “corpos estranhos” também foram encontrados em carga da Minerva, mas volume foi pequeno

A JBS, maior processadora de proteínas do mundo, entrou na alça de mira das autoridades sanitárias americanas. Pouco mais de 9 toneladas de carne bovina exportadas a partir do Brasil foram barradas ao tentar entrar no mercado dos Estados Unidos devido à má condição do produto. 

A gigante não foi a única. Grande concorrente da JBS, a Minerva Foods também teve problemas com alguns carregamentos exportados para os Estados Unidos. No caso da empresa de Barretos, as restrições se deram pela presença de “corpos estranhos” misturados no meio da carne, mas o volume foi pequeno.

Nos dias 5 e 6 de fevereiro, o Serviço de Segurança e Inspeção de Alimentos (FSIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) inspecionou dois lotes de carne oriunda do Brasil, produzidos pela JBS na unidade de Ituiutaba (MG).

(...)

Abaixo, o posicionamento oficial das duas companhias.

MINERVA FOODS

“Nossas operações seguem rigorosos protocolos de segurança, em conformidade com as normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias dos países onde atuamos. Desde o início de nossas atividades, mantemos os mais altos padrões de controle sanitário e de higiene em todas as etapas da produção.

Adotamos um processo de fabricação criterioso, respaldado por procedimentos operacionais de higiene, práticas de biossegurança e medidas eficazes de prevenção à contaminação cruzada em todas as nossas unidades.

Em caso de notificações, seguimos um protocolo interno estruturado para apuração e análise de eventuais necessidades de ajuste em nossas operações.”

*****

JBS

“A JBS segue os mais altos padrões sanitários para garantir o fornecimento de produtos seguros e de qualidade para seus clientes e consumidores. A empresa cumpre rigorosamente os protocolos de exportação de todos os países com que faz negócios. Os episódios mencionados pela reportagem foram pontuais e já sanados”.

Leia a notícia na íntegra no site NPAgro.

Fonte: NPAgro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Restrições da UE à carne brasileira devem ser resolvidas em breve, diz Mauro Vieira
Ministro da Agricultura afirma que exportações brasileiras de proteínas para a Europa não serão interrompidas
Mercado monitora possível redução das tarifas dos EUA sobre carne bovina; BR pode ser beneficiado
China confirma que Brasil cumpriu 50% da cota estabelecida enquanto mercado do boi faz contas para fim dos embarques sem tarifaço
Exportação de carne bovina do Brasil pode cair 10% em 2026 com restrição da China, diz Abiec
Reino Unido reage a mapa de amônia e diz que suinocultura já reduz emissões