Produção de carnes do Brasil aumenta no 2º tri, aponta IBGE

Publicado em 13/08/2025 14:14

SÃO PAULO (Reuters) - Os abates de bovinos, suínos e de frangos do Brasil cresceram no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, proporcionando também um aumento na produção de carnes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira.

O IBGE apontou um crescimento de 3,3% nos abates de bovinos em relação ao mesmo período de 2024, para 10,40 milhões de cabeças. Na comparação com o primeiro trimestre, a alta foi de 5,4%. Já a produção de carne bovina, medida em carcaças, avançou 1% na mesma comparação, para 2,63 milhões de toneladas.

O instituto governamental informou ainda que os abates de frangos no segundo trimestre somaram 1,64 bilhão de cabeças, alta de 1,1% na comparação frente ao mesmo período do ano passado e uma estabilidade ante os primeiros três meses do ano.

O peso acumulado das carcaças de frango foi de 3,56 milhões de toneladas, o que representou crescimento de 2,7% na comparação anual.

O abate de suínos somou 14,87 milhões de cabeças no segundo trimestre de 2025, aumento de 1,6% na comparação anual e de 3,8% na trimestral. Em termos de produção de carne suína, a produção totalizou 1,40 milhão de toneladas (equivalente carcaça), alta de 4,7% em relação ao segundo trimestre de 2024.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com tarifas menores nos EUA, Famato prevê ampliar exportações de carne bovina de Mato Grosso
Abiec diz que considera positiva decisão dos EUA de reduzir tarifas à carne do Brasil
JBS prevê margens mais apertadas para carne bovina nos EUA no 4º tri por escassez de gado
DP World avança no reefer com carnes a islâmicos
Volume parcial de carne bovina exportada até agora supera 276 mil tonelada e ultrapassa exportação de outubro do ano passado
Exportações de carnes de Santa Catarina batem recorde histórico de receita em setembro