Nas carnes, Brasil tem consumo de Primeiro Mundo

Publicado em 14/05/2009 08:42

Convidada para o I Interfeed Leadership Meeting (São Paulo, 11 e 12 de maio, fórum empresarial promovido pelo Sindirações para debater sobre gestão, ameaças e oportunidades da produção animal), a especialista em alimentação animal Dra. Daniela Battaglia, diretora da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), observou que nos últimos 24 anos a produção de carne triplicou nos países em desenvolvimento mas que, mesmo assim, o consumo continua concentrado nos países ricos (vide “Emergentes produzem mais carne, mas população não é beneficiada”).
Embora a afirmação seja verdadeira, talvez não seja adequado aplica-la integralmente ao Brasil. Porque, por aqui, enquanto a produção quadruplicou e as exportações mais do que setuplicaram (evolução de 309% e de 669%, respectivamente, de 1984 para 2008), a oferta interna triplicou, permitindo que o consumo de carnes dos brasileiros se igualasse ao dos países mais desenvolvidos do mundo – 97,3 kg em 2008, 141% a mais que em 1984.
A ressaltar, entretanto, que esse ganho se deve essencialmente à avicultura. Pois ainda que as exportações de carne de frango tenham aumentado 1.200% nesses 24 anos, a disponibilidade per capita do produto teve um incremento de 369%.

 

Fonte: Avisite

Tags:

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proteína animal: enchentes no RS gera mortes de animais, perdas materiais e dificuldade de entrega de rações
Abiec diz que lançamento do Protocolo do Cerrado reforça meta da entidade de fomentar monitoramento na compra de gado no Brasil
Primeiro trimestre registrou expressivo crescimento nas exportações brasileiras de peixe de cultivo
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso